ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA E INVESTIMENTOS
Por: Naah Drigues • 3/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA E INVESTIMENTOS
1 – Qual o principal objetivo dos Bancos de Investimentos e de que forma captam recursos?
É a prática de operações de investimento, participação ou financiamento a prazos médios (superiores a um ano) e de longo prazo, para suprimento de capital fixo ou de movimento de empresas do setor privado, mediante a aplicação de recursos próprios e coleta, intermediação e aplicação de recursos de terceiros. A captação de recursos é feita principalmente por meio da emissão de CDB e RDB, de captação e repasse de recursos e de venda de cotas de fundos de investimentos. Os recursos captados são investidos em empréstimos e financiamentos específicos para aquisição de bens de capital pelas empresas ou para subscrição de ações e debêntures.
2 – Quais os mercados específicos do Mercado Financeiro? Explique dois deles.
Mercado Cambial, Mercado de Crédito, Mercado Monetário e de Capitais.
Mercado Cambial: é onde se negocia as trocas de moedas estrangeiras. Envolve a parte de importação, exportação, aqueles que necessitam de moeda estrangeira, assim como os que precisam trocar moeda de fora por real. As operações são feitas por intermediação de instituições financeiras autorizadas (bancárias ou não bancárias). Este mercado é administrado, fiscalizado e controlado pelo Banco Central do Brasil que atua através de políticas cambiais para controlar as operações de câmbio e da taxa de câmbio.
Mercado de Capitais: visando o médio e longo prazo para empresas é onde ocorrem operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre empresas, investidores e intermediários. Proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. Os principais títulos emitidos são as ações (representando o capital da empresa) e os empréstimos (debêntures, bônus de subscrição e “commercial pappers”).
3 – O que é CVM? Qual sua principal atribuição?
A comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei n°6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
Principais atribuições: emissão e a distribuição de valores mobiliários no mercado, a organização e o funcionamento das Bolsas de Valores, as auditorias das companhias abertas, os livros e registros contábeis dos agentes de distribuição de valores imobiliários. Pode também examinar a contabilidade e a documentação de quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, que negociem no mercado de capitais, desde que haja suspeitas de manipulação ilícita ou fraude, visando a benefício pecuniário desses agentes, que de outra forma não os obteriam; suspender a negociação de determinados papéis em bolsa, e impor multas, em processo administrativo, que contam com a eficácia de título executivo.
4 – Qual a entidade máxima e quais as instituições que formam o Sistema Financeiro Nacional?
As entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional são o Banco Central do Brasil, A CVM - Comissão de Valores Mobiliários, A SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e a PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
5 – O que vem a ser Conselho Monetário Nacional?
É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.
6 – Quais são os principais instrumentos do Mercado de Capitais?
Esses são alguns exemplos de ativos e derivativos que podem ser negociados no mercado de capitais por qualquer investidor pessoa física. Outros papéis negociados são: Títulos Públicos, Letras de Câmbio (LC), CDB, direitos e recibos de subscrição.
7 – O que é uma Sociedade Limitada?
Sociedade limitada (representada pela sigla Ltda.) consiste num tipo de sociedade empresarial que se caracteriza pela participação dos sócios através dos investimentos feitos proporcionalmente às cotas do capital social da empresa.
Também conhecida como sociedade de responsabilidade limitada, a sociedade limitada é o tipo mais comum de sociedade utilizada no Brasil.
A sociedade limitada é firmada quando duas ou mais pessoas se unem para criar uma sociedade empresária, sendo está baseada num contrato social que serve para especificar todos os aspectos referentes às normas da empresa e ao capital social, sendo este dividido em cotas.
8 – O conselho de Administração de uma Sociedade Anônima pode ser composto por quem?
O conselho de administração será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, pessoas naturais, sócios ou não, podendo ser residentes no Brasil ou no exterior. Os conselheiros são eleitos pela assembleia geral e podem ser por ela destituídos a qualquer tempo. Os conselheiros serão investidos nos seus cargos mediante assinatura de termo de posse no livro de atas do conselho de administração, no prazo de 30 (trinta) dias contados da nomeação (Lei 6.404, art. 149).
...