ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianadnana • 23/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.491 Palavras (14 Páginas) • 431 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROFESSOR EAD. Profª. Msc. MÔNICA SATOLANI
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS
BRASÍLIA/DF
2013
GESTÃO PÚBLICA
3º SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina Administração Pública para a obtenção e atribuição de nota.
BRASÍLIA/DF
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. BUROCRATA ATUAL 5
1.1 – VISÃO DE MUNDO DO BUROCRATA 5
1.2 – CARA E COROA – OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA 5
2. TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM 6
2.1 – SIGNIFICADO DA TEORIA 7
2.2 – CAUSA E CONSEQUÊNCIA 7
3. NOVOS MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA 8
3.1 – PERFIL DO AGENTE PÚBLICO 9
3.2 – CAPACITAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO 9
3.3 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AGENTE PÚBLICO 9
4. MODELO DE SUCESSO DE GESTÃO PÚBLICA 10
4.1 – RIO DE JANEIRO 10
4.1.1 – CARACTERÍSTICAS MARCANTES 11
4.2 – MODELO DE SUCESSO INTERNACIONAL 11
4.2.1 – JAPÃO 5S 11
4.2.2 – CARACTERÍSTICAS MARCANTES 12
4.3 – EVENTUAIS PROBLEMAS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL 13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6. REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o aspecto administrativo da reforma do Estado, a teoria da burocracia que está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna.
O Novo Modelo de Gestão Pública, integrado e voltado para a excelência, respeitando suas características e particularidades, embora o Estado seja, antes de mais nada, o reflexo da sociedade, vamos aqui pensá-lo como sujeito, não como objeto como organismo cuja governança precisa ser ampliada para que possa agir mais efetiva e eficientemente em benefício da sociedade. Quando falamos em modelos teóricos de administração publica, estamos nos referindo basicamente a três diferentes formas de se administrar o Estado: patrimonialista, burocracia e gerencialismo. Os três modelos que se sucederam ao longo o tempo, tendo cada um prevalecido em épocas diferentes, mas isso não significa que foram deixando de existir à medida que outro surgia. Dessa forma, tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda estão presentes, apesar de prevalecer o gerencialismo.
1. BUROCRATA ATUAL
A crise do Estado implicou na necessidade de reformá-lo e reconstruí-lo; a globalização tornou imperativa a tarefa de redefinir suas funções. Antes da integração mundial dos mercados e dos sistemas produtivos, os Estados podiam ter como um de seus objetivos fundamentais proteger as respectivas economias da competição internacional. Depois da globalização, as possibilidades do Estado de continuar a exercer esse papel diminuíram muito. Seu novo papel é o de facilitar para que a economia nacional se torne internacionalmente competitiva. A regulação e a intervenção continuam necessárias, na educação, na saúde, na cultura, no desenvolvimento tecnológico, nos investimentos em infraestrutura - uma intervenção que não apenas compense os desequilíbrios distributivos provocados pelo mercado globalizado, mas principalmente que capacite os agentes econômicos a competir a nível mundial. A diferença entre uma proposta de reforma neoliberal e uma social democrática está no fato de que o objetivo da primeira e retirar o Estado da economia, enquanto que o da segunda é aumentar a governança do Estado, é dar ao Estado os meios financeiros e administrativos para que ele possa intervir efetivamente sempre que o mercado não tiver condições de coordenar adequadamente a economia.
1.1 – VISÃO DE MUNDO DO BUROCRATA
Em uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.
Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.
1.2 – CARA E COROA – OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa ou organização onde o papelório se multiplica [...], “impedindo as soluções rápidas ou eficientes.” Este conceito popular observado pela premissa de Weber está equivocado, pois o verdadeiro sentido da burocracia é a organização eficiente por excelência, ou seja, uma organização na qual o individuo procura oferecer respostas as suas necessidades, e para atingir a eficiência precisa-se do entendimento a cerca de suas características.
No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da
...