AMAMAMKMAKMMKMDAF MKMFKDM
Por: Tiago Bethaa • 18/12/2015 • Monografia • 1.647 Palavras (7 Páginas) • 386 Visualizações
RESPOSTAS DO EXERCICIO 1
- A contabilidade não é uma exata ela é uma ciência social aplicada, pois é uma ação humana que a modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemáticos e estatísticos) como sua principal ferramenta.
- O marco, neste período, foi a primeira literatura contábil relevante pelo frei Lucas Paciole em 1494, consolidando o método das partilhas dobradas. A obra de Paciole pode muito bem ser visto como inicio do pensamento cientifico da contabilidade.
- Não, ele apenas consolidou, pois esse método já era conhecido antes de Paciole. Era praticado no século XIII.
- É que a norte-americana, da muito mais ênfase cenária da informação, também a contabilidade aplicada, importância à auditoria e a universalidades em busca de melhoria.
- Cada fenômeno na idade media teve influencia para o avanço da contabilidade. O surgimento dos números, da moeda em formas rudimentares capazes de avaliar bens, direitos e obrigações. Todos esses exemplos foram fundamentais para a alavancagem da contabilidade.
- Foram por causa desse fenômeno que foi desenvolvido técnicas de correção avançadas destacando-se a correção monetária integral, que um aperfeiçoamento dos ajustamentos pela avaliação do poder aquisitivo da moeda.
- Nos primórdios do surgimento da contabilidade o homem usava para inventariar seus rebanhos, e com isso a necessidade de organização contábil, e sem se quer saber acabava praticando-a nas suas atividades cotidianas. A contabilidade também aparece na bíblia no livro de Jó, mas seu real surgimento efetivo se deu no Renascimento com Lucas Paciole que consolidou o método das partilhas dobradas. Escolas contábeis foram bastante importantes para o seu aprimoramento, as principais foram Italiana e a Norte Americana.
RESPOSTAS DO EXERCICIO 2
- A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a alta administração a tomar decisões. Observamos com certa frequência que varias empresas, principalmente as pequenas, tem falido ou enfrentado sérios problemas de sobrevivência. Entretanto, aprofundando as nossas investigações, contatamos que, muitas vezes, a célula cancerosa não repousa naquelas criticas, mas na má gerencia, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim, observamos nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em consequência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender as exigências fiscais.
- Isso bastante subjetivo, pois cada acadêmico ou profissional ira trilha seus objetivos conforme sua situação profissional. O que existe é uma grande particularidade de cada um.
- Essa situação no país, pouco resolve o que se sabe foi que houve grandes avanços para facilitar as informações contábeis. Não importa o tamanho da empresa ou do negocio, a contabilidade é muito importante para que este negocio nunca deixe de existir, independente de qualquer oscilação do mercado, a contabilidade estará adequada as bases. Por fim, a ciência contábil tem sua importância para todos. Isso é genérico mais é fato.
- A contabilidade geral, é bem utilizada e objetiva, já a de custos é bem mais volátil, varia conforme as interpretações e observações e a gerencial, reúne as informações que são compartilhadas entre si, tornando uma ferramenta sustentável dos investidores aplicados.
- Eu pretendo me especializar em contabilidade pública, geral e auditoria.
A Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno. Contabilidade geral é uma expressão técnica que sintetiza a aplicação da matéria contábil de conformidade com a proposta teórica e prática de origem anglo-americana que surgiu em meados do século XX, e que em suma representa uma vertente da Contabilidade que a direciona para a gestão.
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
RESPOSTAS DO EXERCICIO 3
- Podemos considerar como o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações e dados aos usuários, para que assim eles possam tomar decisões. A essência da contabilidade não mudou, desde os primórdios ela continua a mesma, o que muda é que pra cada tipo de usuário, deve ser fornecidas informações que realmente seja importantes, não só fatos ocorridos, mais informações capazes de serem utilizadas como predições sobre eventos e tendências futuras, porém que isso aconteça é necessário que se estude o usuário e saiba quais informações de fato deve ser maximizada.
- A principal meta do acionista com grande participação são ; fluxo de dividendos, valor de mercado da ação e lucro por ação.
- Os demonstrativos financeiros são utilizados como instrumento de predição sobre eventos futuros, analisando seus históricos, desde de que as informações passadas tenham sido colhidas com métodos adequados de mensuração e que seja importante e válida para estimar o que ocorrerá no futuro, em situações semelhantes já ocorridas. Tudo será considerado uma estimativa e levando em consideração tendências, isso não quer dizer que não possa haver interferência de outros fatores externos, como por exemplo; aumento ou queda da taxa de juros, inflação.
- Sim, criaria um circulo vicioso, porque se partirmos de informações já predeterminadas, fixaríamos apenas nessas informações. O interessante é que se tenha um sistema de informação contábeis que armazene o máximo de informações possíveis, e que os relatórios contábeis tradicionais sejam acompanhados de quadros informativos suplementares demonstrando informações históricas e preditivas. Esse sistema de informação contábil deve ter capacidade de gerar relatórios de exceção para finalidades informativas especiais.
- Vantagem / Desvantagem. Abordagem Ética Defende a busca de uma contabilidade justa e verdadeira, sem manipulação É subjetiva, pois é difícil definir o que é justo e não enviesado, e além do mais apresenta um modelo único de informações que deveria ser justo a todos os usuários, sem se preocupar com as várias necessidades diferentes dos usuários. Abordagem Comportamental Dá ênfase, para que as informações contábeis devem ser feitas sob medida, de forma com que os usuários reagissem pra tomar as decisões corretas Defende que as informações contábeis devem ser feitas com base em procedimentos empírico e não ao procedimento contábil conceitualmente correto. É subjetiva. Abordagem Macroeconômica Utilizase de interferências que favorecem e atingem determinados fins econômicos. Pode resolver a situação provisoriamente, porém foge de princípios, postulados, normas e procedimentos para se apurar o verdadeiro lucro. Abordagem Sociológica Defende a busca do bem estar social, passa informações ao publico sobre a utilização do poder das grandes Cias e mostra se uma preocupação com o meio ambiente. Informa por exemplo; nível de emprego, tipos de treinamentos, demonstrações financeiras que evidenciam a situação da empresa. Muitas vezes os aspectos sociológicos podem ser inferidos apenas na análise dos procedimentos que estão sendo utilizadas, as inter-relações. A abordagem sistêmica é conceituada como método de identificar mensurar e comunicar informações econômicas, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Realça, assim, a noção de relevância, talvez uma das formas de delimitar a quantidade e a qualidade da informação prestada.
- O raciocínio dedutivo em contabilidade é o processo de iniciar com objetivos e postulados e, destes, derivar princípios lógicos que proveem as bases para as aplicações praticas ou concretas. A estrutura do processo dedutivo deveria incluir os seguintes passos:
- A formulação de objetivos gerais ou específicos dos relatórios contábeis.
- A declaração dos postulados de contabilidade concernentes ao ambiente econômico, politico ou sociológico no qual a contabilidade precisa.
- O conjunto de restrições a fim de guiar o processo de raciocínio.
- Uma estrutura, um conjunto de símbolos ou contexto no qual as ideias podem ser expressas e sumarizadas.
- Um desenvolvimento de um conjunto de definições.
Formulação dos princípios ou declarações gerais de politicas.
RESPOSTAS DO EXERCICIO 4
- Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 A.C., mas é possível localizar os primeiros exemplos completos de Contabilidade seguramente no 2° milênio A.C.. É possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas talvez por volta do 4° Milênio A.C..
- O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foramse desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.
- As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existia na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
- Falta de pesquisa indutiva; preocupação demasiada com a demonstração de que a contabilidade é ciência; excessiva ênfase na teoria das contas; falta de aplicação de muitas das teorias expostas e a queda de nível de algumas das principais faculdades, estes foram os fatores da queda da Escola Européia. Porém, o saldo deixado pela Escola Européia é altamente positivo, teve o mérito incondicionalmente de chamar de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais que mero registro; é um instrumento básico de gestão.
- 1º O grande avanço e o refinamento das instruções econômicas e sociais. 2º O investidor médio é um homem que deseja estar permanentemente bem informado, colocando pressões não percebidas no curtíssimo prazo, mas frutíferas no médio e longo prazo, sobre os elaboradores de demonstrativos financeiros, no sentido de que sejamevidênciadores de tendências. 3º O governo, as universidades e os institutos de contadores empregam grandes quantias para pesquisas sobre princípios contábeis; 4º O Instituto dos Contadores Públicos Americanos é um órgão atuante em matemática de pesquisa contábil, e; 5º A criação do Financial Aciounting Standaers Board (Fasb) e do SEC, têm propiciados grandes avanços na pesquisa sobre procedimentos contábeis.
- Os pontos fortes são: A qualidades das normas contábeis e contadores altamente qualificados, capazes de editar normas bastante razoáveis ou influenciálas. Pontos fracos: A qualidade de profissionais que têm de implementar estas normas e a Falta de discussão dos princípios contábeis e das técnicas têm sido responsável por enorme confusão.
...