AS SUSTENTABILIDADE E ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Camila.G.S • 1/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 84 Visualizações
NOME DA UNIVERSIDADE
NOME DA ALUNA
GESTÃO III
SUSTENTABILIDADE E ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
CIDADE – UF
2022
NOME DA ALUNA
GESTÃO III
SUSTENTABILIDADE E ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota da disciplina de gestão III, do curso de administração da universidade....
CIDADE – UF
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 5
2.2 SUSTENTABILIDADE 5
2.3 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL 6
2.4 ESTRATÉGIA SUSTENTAVEL 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A realidade atual do mundo ambiental é preocupante, o capitalismo tem se utilizado das matérias-primas de forma indiscriminada, destruindo o planeta e gerando a própria escassez de recursos, por tal motivo, surgem discussões sobre a sustentabilidade nos mais variados como meio, como por exemplo, no contexto econômico.
Insta ressaltar que, a sustentabilidade trata-se de um tema que tem ganhado destaque nos últimos tempos, o desenvolvimento sustentável pode ser visto como o desenvolvimento apto a suprir as necessidades vigentes, sem que ocorram impactos negativos, ou seja, sem esgotar os recursos futuros.
Durante muito tempo na economia o desenvolvimento econômico foi sustentado somente em face do seu crescimento, representado apenas pelos aumentos quantitativos na produção, ou seja, pelo aumento na riqueza material.
Quando o ser humano passou a entender que, a sua produção em massa estava fazendo com que os recursos naturais começassem a se tornar escassos, surge à busca por uma concepção ampliada do desenvolvimento, por meio da sustentabilidade.
Cumpre disciplinar que, a partir da década de 60 e 70 passam a surgir preocupações que alertavam sobre a forte tendência de catástrofes ecológicas, advindas dos rumos desenvolvimentistas que a sociedade tomava, passa-se a surge preocupação com um novo modelo de desenvolvimento, voltado para a área sustentável.
O desenvolvimento sustentável representa as exigências sociais, com o fim de rever o modelo de desenvolvimento econômico que foi praticado ao longo do tempo, ao passo que, promove o uso eficiente e responsável dos recursos naturais, o progresso social e também a proteção do meio ambiente.
Diante desse contexto, surgem estudos acerca da sustentabilidade no meio organizacional, que são vistas como representantes de um conjunto de novas estratégias de desenvolvimento, buscando reduzir os impactos negativos derivados do desenvolvimento econômico desregrado.
DESENVOLVIMENTO
2.1DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O desenvolvimento econômico é historicamente uma preocupação central no campo da economia, sendo conceituado como sinônimo de crescimento, significando principalmente o aumento quantitativo da produção, ou seja, o aumento da riqueza material (SEM, 2000).
A busca por esse crescimento econômico tem delimitado os rumos da economia em nível mundial nos últimos duzentos anos, de forma histórica, o crescimento econômico pode ser traduzido no desejo de acumular riqueza, estando associado ao poder político almejado pelo soberano.
Os precursores desse pensamento foram os mercantilistas e os fisiocratas que possuem o a crença de que a riqueza das nações estaria em dependência com o aluxo externo de metais preciosos (SOUZA, 1999).
Já Fançois Quesnay, da escola fisiocrática, direcionou o papel chave do crescimento da economia para à agricultura, na qual defendia a desregulamentação do Estado, e a eliminação de restrições às exportações, bem como a redução da carga tributária (PORTER, 1986).
A temática crescimento econômico também está na obra “A riqueza das Nações” de Adam Smith, nessa obra é possível compreender a associação entre o crescimento econômico e a expansão dos mercados, proporcionado consequentemente o aumento de empregos e renda (SOUZA, 1999).
No entanto, merece destaque o fato de que, até 1960, o único objetivo essencial era lucro dentro do contexto do desenvolvimento econômico, a exploração dos recursos naturais acontecia de forma desregulada, assim como o consumo, não existindo preocupações com o meio ambiente e os impactos do desenvolvimento econômico.
2.2 SUSTENTABILIDADE
Algum tempo atrás, uma empresa era considerada socialmente responsável somente por cumprir com a lei, pagar seus impostos em dia e gerar empregos. No entanto, o tempo mudou e as necessidades também, ação humana não é mais localizada, visto que, a mesma pode gerar impactos mais abrangentes, a nível mundial.
De forma oficial, o conceito de desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez na Assembléia Geral das Nações Unidas no ano de 1979 que trouxe o seguinte: “sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” (LEMOS, 1999).
Evidencia-se que, a sustentabilidade se trata de um compromisso com o futuro, sendo um caminho que as organizações devem trilhar em busca de melhores soluções para os problemas humanos, sejam econômicos, ambientais ou sociais.
O desenvolvimento sustentável é concebido como um mecanismo de ações voltadas para a solução, com foco na redução de grandes problemas de ordem econômica, social e ambiental como o esgotamento dos recursos naturais, vez que são escassos e desigualdade social (LEMOS, 1999).
Assim sendo, a sustentabilidade se define como um princípio de uma sociedade que mantém determinadas características essenciais para um sistema social justo, com meio ambiente próspero, por um período longo e indefinido.
2.3 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento econômico sustentável abarca todas as formas de atividades econômicas e os seus meios e atores, sendo um fenômeno concebido a partir do crescimento econômico acompanhado do aumento de produtividade de recursos, a uma taxa maior do que a de crescimento.
...