TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS DA FLEXIBILIDADE

Por:   •  27/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Produção e Logística

Vantagens da Flexibilidade

Doris Gardim | RM: 7100001913

Patrícia Hauptman | RM: 7100001829

5º ADM | FMC – UNIESP Caieiras

Gestão Logística | Prof. Rodrigo Vaz Domingues

Flexibilidade

De acordo com o Dicionário Aurélio Online flexibilidade é a “Qualidade do que é flexível. Aptidão do espírito para se aplicar a diversas ocupações. Docilidade para ceder à vontade alheia”.

Podemos concluir, portanto que flexibilidade é a capacidade de se adaptar a circunstâncias inesperadas ou que se alteram constantemente.

Quando falamos de flexibilidade no contexto da cadeia de suprimentos percebemos que ela se encaixa, principalmente, nas situações de variedade de produtos e de incerteza econômica. Nesses casos a flexibilidade se mostra particularmente vantajosa, oferecendo às empresas um diferencial, principalmente no mercado globalizado.

A maior contribuição da flexibilidade está na aproximação com o consumidor final, com fornecedores e clientes. A sinergia criada através de uma gestão da cadeia afinada possibilitará às empresas um aumento significativo no rendimento de seus esforços.

Podemos dizer, portanto, que uma empresa flexível é uma forma de concorrer no mercado e melhorar seu sistema como um todo, isso tornará a empresa competitiva a longo prazo.

Mix de Produtos e Incerteza do Mercado

Em curto prazo, a variedade nas operações industriais implica a necessidade de mudar frequentemente o mix de produtos, como também exige o reajuste permanente dos cronogramas previamente planejados. A prazos mais longos, o mix existente passa a ser insatisfatório em termos mercadológicos, exigindo o constante desenvolvimento de novas linhas e de novos tipos de produtos.

A incerteza significa que a empresa é solicitada, muitas vezes, a responder rapidamente a mudanças inesperadas na demanda de seus produtos, obrigando-a a introduzir produtos novos no mercado ou modificando-os com pouco tempo de preparação, e com isso provocando alterações súbitas nos cronogramas de investimento e nos planos estratégicos. É importante salientar que essas incertezas acabam dificultando as decisões no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos, no uso de mão-de-obra e de novas tecnologias, assim como nos investimentos a eles associados.

Tanto a variedade de produtos quanto a incerteza de mercado são situações bastante típicas nos dias atuais e nesse contexto o mercado exige que as empresas sejam flexíveis.

Case: Natura

Produção e Logística

 A Natura produz maioria de seus produtos em no centro integrado de pesquisa, produção e logística em Cajamar, inaugurado em 2001. Em 2008, produziram em Cajamar cerca de 239 milhões de unidades, em comparação a 223 milhões de unidades em 2007 e aproximadamente 220 milhões de unidades em 2006. As instalações foram elaboradas de forma a propiciar uma expansão eficiente na medida em que as operações crescerem, permitindo maior economia de escala em na planta física.

A Natura terceiriza a produção de alguns produtos, tais como sabonetes em barra e líquidos, produtos para cabelo, produtos em embalagem aerossol e alguns itens de maquiagem, além de amostras e brindes. Em 2008, produtos produzidos por terceiros representaram mais de 24% de da receita bruta.

Os principais fornecedores são: Total Pack Indústria e Comércio Ltda., K&G Indústria e Comércio Ltda., Razzo Ltda., Lipson Cosméticos Ltda.,Higident Br Indústria e Comércio Ltda. e A.W. Faber Castell S.A..

A Natura adota um modelo flexível que permite que a consultora Natura faça quantos pedidos quiser por mês e sem restrição de data via internet ou central de atendimento. Em 2008, receberam, em média, cerca de 30 mil pedidos por dia.

Com um armazém vertical, a Natura utiliza um sistema automatizado que retira as matérias-primas e produtos acabados das prateleiras, e envia pedidos de produção para as unidades. A linha de separação, separa os pedidos das

consultoras automaticamente para o envio.

Em 2008, as unidades de separação processaram 13,7 milhões de caixas. Os

pedidos separados são verificados automaticamente e, então, embalados e etiquetados para entrega para as consultoras. Atualmente, a Natura envia produtos para mais de 5 mil municípios no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com