ATIVIDADE DE PORTFOLIO
Por: julianaoros40 • 1/3/2019 • Artigo • 391 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC VIRTUAL
DISCIPLINA: Sistema de Informação e Comunicação
PROFESSOR: Ademir Rocha
ACADÊMICO: Francisco Renato de Lima Gadelha
ATIVIDADE DE PORTFOLIO
ORÓS-CE
2018
FRANCISCO RENATO DE LIMA GADELHA[pic 4]
ATIVIDADE DE PORTFOLIO
Trabalho solicitado pela professora de Direito Administrativo, para postagem no portfólio.
ORÓS-CE
2018
[pic 5]
“Em todos os tempos a multidão se inclina o ser iludida com premissas que se projetam na esperança de impor a sua vontade.”
Gadelha
Principais diferenças entre os modelos de governança tecnológica COBIT e ITIL.
Quando falamos de governança de tecnologia de Informação, precisamos citar que o uso dentro dessas e a boa pratica por parte da organização é de extrema importância, pois somente assim conseguiram o suporte necessário a infraestrutura da companhia e a organização das estratégias para atingir os objetivos da organização.
Conforme o IMPACTA,
Para garantir melhor eficiência nesse sentido, duas ideias muito importantes — cujas métricas ajudam a definir níveis de maturidade, certificação e reconhecimento internacional — estão na pauta do dia dos gestores. Isso porque o mercado exige alta eficiência, qualidade nas operações e visão ativa em todo o ciclo de vida da TI.
Tento em vista que a existência de dois sistemas de governança tecnológica é importante definir cada um deles e consequentemente suas diferenças e aplicações.
Dividido em sete volumes o ITIL por esse motivo é chamado de biblioteca. Ele descreve os detalhes da TI, e a gestão de serviços. Implantado e froma correta beenficia diretamente a governança de TI e forma como a área se relaciona com o restante da organização proporcionando:
- Redução do tempo de execução de tarefas e de solução de problemas;
- Aumento da satisfação de usuários e clientes;
- Maior controle da gestão;
- Diminuição de custos operacionais.
Já o Cobit auxilia na auditoria de processos, praticas e controles de TI na companhia. Sendo uma guia para gestão nessa área. Se concentrando na definição, implementação, fiscalização e melhoria dos controles de processos do ciclo de vida de TI.
Com seis níveis de maturidade diferentemente do ITIL, o Cobit é voltado para redução de riscos, focando na integridade, confiabilidade e segurança, sendo dividido em: Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e Monitoração.
...