ATPS - TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto de pesquisa: ATPS - TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: torincarol • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 4.414 Palavras (18 Páginas) • 213 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS-
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PIRACICABA
2012
ATPS –
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ATPS apresentada, como exigência parcial para a obtenção de nota bimestral da disciplina Teoria da Administração do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, sob a orientação do Profº Antônio Carlos Ferreira.
PIRACICABA
2012
1ª ETAPA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução: Fundamentos da Administração
Dentro dessa 1ª etapa iremos abordar os princípios e fundamentos da administração e suas teoria, focando nas concepções de Frederick Taylor.
Desenvolvimento:
Até meados dos séculos XVIII, as empresas se desenvolveram com uma grande lentidão apesar de sempre ter existido o trabalho organizado e dirigido. Somente com a invenção da máquina a vapor e sua aplicação à produção. Surgiu uma nova concepção de trabalho provocando mudanças econômicas, políticas, e sociais. É o período da Revolução Industrial que provocou a substituição do artesanato das oficinas pela Industrialização.
É essa mudança ocorrida no início do século XX que exigiu métodos que aumentassem a produção e economizasse mão de obra evitando desperdícios.
A teoria da Administração trata do estudo da Administração dessas organizações em geral e das empresas em particular. Começou como uma teoria preocupada e voltada para os problemas imediatos e poucos aspectos, mas foi se expandindo e varia de acordo com as escolas e teorias administrativas. Cada teoria realça e enfatiza um aspecto importante na Administração.
A ênfase nas tarefas foi a 1ª fase em que administrar significa planejar e racionalizar as tarefas a serem executadas pelos subordinados. A preocupação básica era metodizar o trabalho operário e melhorar a eficiência do processo produtivo, era estabelecido e previsto como as pessoas deviam executar o seu trabalho diário.
A ênfase nas tarefas é uma abordagem ao nível operário e não à nível da empresa como uma totalidade. É mecanicista por envolver um conjunto de fatores (estudos de tempos e movimentos, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir a fadiga , estabelecimentos de padrões de produção, etc.) como se cada um deles fossem dentes de uma grande engrenagem.
Este foi o primeiro enfoque administrativo limitado e reduzido a algumas variáveis da realidade empresarial.
Tarefas Administrativas:
Planejar: definir o futuro
Analisar: conhecer problemas
Solucionar problemas
Organizar e alocar recursos: facilitar a realização de objetivos.
Comunicar / Dirigir e motivas pessoas / Liderar
Negociar
Tomar decisões
Controlar: mensurar e avaliar
Taylorismo:
O engenheiro norte americano Frederick Taylor é considerado o pai da administração científica. A teoria de Taylor caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência. Começaram a ser divulgadas suas idéias no século XX, tendo como principal idéia a racionalização do trabalho que seria a divisão de funções e propunha também que administrar um empresa deve ser tido como uma ciência, concentrando na eficiência do trabalho, fazendo as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforços.
Taylor critica fortemente a administração por incentivo e iniciativa.
Alguns dos princípios que Taylor considerava fundamentais:
Planejamento
Seleção ou preparo dos trabalhadores
Controle
Execução
Alguns dos benefícios do seus método:
Produtos com maior qualidade
Ambiente de trabalho agradável
Redução de custos
Aumento de salário
Jornada reduzida
Funcionários mais satisfeitos
Considerações Finais:
É interessante pensarmos se seria possível a aplicação de métodos científicos e limitadores da capacidade humana, já admitia que o trabalhador não era ignorante, assumindo que as experiências de cada geração constroem melhores procedimentos e métodos práticos. Cada instabilidade encontrada tem sido aprimorada por novas teorias desenvolvidas até os dias atuais.
Referências Bibliográficas:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. Fundamentos da Administração parte I cap. 1 pág. 03.04.05.06.07.08: Mc Graw Hill, 1985.
TAYLOR, Frederick. Teoria de Taylor Frederick, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/eiki/taylorismo>, acesso em 15/08/2012.
2ª ETAPA: ÊNFASE NA ESTRUTURA E ÊNFASE NAS PESSOAS
Introdução:
Nesse trabalho iremos abordar os aspectos de cada uma das teorias da administração, identificando a razão do seu surgimento e confrontando alguma delas.
...