ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: MichelleCantero • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.933 Palavras (16 Páginas) • 268 Visualizações
Introdução: O propósito do trabalho e entender e saber como surgiu, quem introduziu, os seus benefícios, fazendo com que visamos que a administração não é algo fixo, ou seja, ela sempre vai mudando conforme os conceitos, mudanças tecnológicas, etc.
Considerações Finais: As teorias da Administração são muito importantes para que o administrador saiba como se impor dentro da empresa levando em consideração não só com o lucro da empresa (o que é a principal visão, função do administrador) mas também com a satisfação e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Referências Bibliográficas:
www.artigonal.com
www.guiadacarreira.com.br
www.sebrae.com.br
www.google.com.br
www.noticiaaki.com.br
Teorias da Administração – Editora Saraiva – Autoria Antônio de Lima Ribeiro
Etapa 1 Passo 1 Surgimento das Teorias de Administração
Através das crises econômicas, gerada por guerras e revoluções, com a indústria da cana de açúcar e as usinas petrolíferas, a humanidade utilizou como espelho o modo de como administrar para evitar o mesmo acontecimento nessa fase da história.
Após a iniciativa do ser humano em conjunto com idéias e razões juntaram forças e agruparam recursos na criação de um método para administrar as empresas, criando uma nova organização.
Passo 2 Auto Crítica
Baseado no sistema de Taylor os empregados não quiseram aderir ao sistema, pois ninguém consegue trabalhar ganhando somente o que produziu, ou seja, o funcionário precisa ter um salário mensal para que seu orçamento não fique como uma gangorra. Um mês podendo consumir e outro não. Pode ser esse motivo de revolta dos trabalhadores, com a imposição da lei de Taylor.
Concluímos que, Ford e Taylor, agiram de forma certa ao cuidar da empresa de baixo para cima para obterem uma linha de produção ativa que gerava lucros para a empresa; de acordo com o crescimento da empresa eles foram abordando novos métodos administrativos como divisão de setores, gerencias, métodos...
A revolução industrial fez com que os empresários investissem em automatização, fazendo com que os funcionários trabalhassem menos horas e fossem substituídos, também trabalhassem em setores que não exigissem tanto de seus talentos gerando uma produção monopólia e programada, sendo a quantidade igual todos os dias.
Com o andar dos anos, a teoria de Taylor foi mudando e passou a atribuir os conhecimentos, visando que os trabalhadores tinham adquirido experiência e saber, na elaboração da melhor forma de efetuar a tarefa designada.
Aceitando novas ideias frisando uma melhor produtividade e consequentemente gerando mais lucros para a empresa, assim gerando mais empregos e oportunidades.
De acordo com a analise feita pelo grupo as empresas não trabalhavam mais apenas com métodos mecanista e racionalista, começou a aceitar as ideias com possibilidade e trazer melhorias e qualidade de trabalho dentro das empresas.
A organização não pode ter um sistema ditador acreditando que suas escolhas são as melhores e exigindo aceitação, um setor administrativo é um conjunto de ideias, funções delegadas dentro de uma empresa, trabalho complementar e junções das áreas, visualizando a qualidade e o desempenho da organização como um todo.
A instituição pode cortar gastos, levando em conta a empresa em geral, conscientizando e analisando as regras e os pensamentos do setor para não trazer revolta e desestruturação empresarial.
Quando uma empresa trabalha em conjunto, ela cresce em qualidade e não apenas um setor se destaca, mas a equipe toda que opina e se qualifica para o desenvolvimento da organização.
A mão de obra não pode ser escrava, mas sim objetiva, tendo tecnologia e foco na eficiência de desenvolvimento trabalhista dentro da instituição. Muitas empresas tem investido em técnicas psicológicas para encontrar trabalhadores com características adequadas ao setor e desenvolvendo vosso conceitos de incentivo, buscando a satisfação dos colaboradores e como resultado a satisfação dos clientes, assim se mantendo no mercado.
Etapa 2 Importância das Teorias da Administração Passo 1 Ênfase nas Tarefas:
a) Teoria Clássica da Administração: A Teoria Clássica surgiu na França, com ela houve a expansão do capitalismo financeiro, o qual foi permitido grandes funcionamentos de organizações. Com o objetivo de buscar maior produtividade do trabalho.
A teoria se distribui por todos os níveis hierárquicos tudo na administração é questão de medida, de ponderação e bom senso, a Teoria Clássica concede a organização um termo de estrutura, assim a estrutura e a forma de organização, marca a essência da Teoria Clássica.
b) Teoria da Burocracia: Surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, a burocracia surgiu para que criassem regulamentos ou leis, direitos e obrigações na evolução das organizações.
c) Teoria Estruturalista: Foi criada a partir de um desdobramento da Teoria da Burocracia e como compartilhada da reviravolta da Administração, a Teoria Estruturalista foi criada na tentativa de suprir essa carência de soluções na Administração das organizações.
Ênfase nas Pessoas:
a) Teoria das Relações Humanas: Foi criada na queda da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, é um conjunto de Teorias Administrativas. Para buscar e conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos, após isso os trabalhadores começaram a participar nas tomadas decisões.
b) Teoria Comportamental (incluindo DO): O movimento do D.O surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do meio ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações.
Passo 2 Confrontando Conteúdos
O pensamento administrativo é formado de teorias a serem estudadas e agrupadas em Escolas
que são as divisões da Teoria Geral da Administração.
Como base tem a teoria Clássica criada por Frederick Taylor, inicialmente divulgada em
1903,
...