ATPS Teoria da Administração
Por: Sandra Louzada de Castro • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.970 Palavras (12 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE BH 2
CURSO: CIENCIAS SOCIAIS
Anderson Rodrigues do Nascimento RA:4997021724
Bruno Souza Rocha RA: 7926685268
Edicarlos Rocha Santos RA:7371575581
Fernanda Cândida de Lima RA:7704670060
Monica Soraia Soares Rodrigues RA:7924685398
Sandra Cristina Louzada de Castro RA:7376582682
ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Tutor presencial/EAD: Erônides Junior
Prof.ª Claudia Benedetti
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
Descrição Pag.
ETAPA 1– PASSO I
1 – Pesquisa sobre a premissa da Administração 02
1.1 – Antecedentes históricos da Administração 03
1.2 – Administração e suas caracteristicas 05
1.3 – Análise de artigos 05
ETAPA 2 – PASSO I
1 – Administração e suas principais teorias 06
ETAPA 2 – PASSO II
1 – Confronto dos artigos 07
2 – Relatório sobre os temas discutidos 08
ETAPA 3 – PASSOS I, II E III
Considerações finais 09
Implicações éticas 09
ETAPA 4 – PASSOS I E II
Quadro comparativo 10
Referencias 12
ETAPA I – PASSO I,II E III
Identificar e listar os significados de cultura, indivíduo e sociedade.
Individuo
Este trabalho tem como objetivo, mostrar os significados da palavra indivíduo em várias situações.
A palavra indivíduo, embora se refere a uma pessoa, descreve qualquer coisa numericamente singular, é sinônimo de particular.
No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e jeitos que é considerado uma entidade. Já em biologia indivíduo é sinônimo de organismo.
O que exacerba as inter-relações entre os indivíduos, magnificando a organização individualista é o individualismo.
Considerado como ideologia a base de estruturação moral da sociedade capitalista, o individualismo segue em constante mutação, apresentando forte tendência a radicalização em meio a uma abundancia de recursos humanos que, a rigor seriam suficientes para propiciar a felicidade humana.
Sociedade
Sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros. É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que integram entre si constituindo uma comunidade.
A sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, é uma rede de relacionamento entre pessoas de culturas semelhantes. Uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade.
Um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e ou religiosas ou mesmo pessoas com objetivo comum, pode ser visto como sociedade.
Alguns grupos aplicam o título sociedade a eles mesmos como a Sociedade Americana de matemática. Nos Estados Unidos isto é mais comum no comércio, em que uma parceria entre investidores, para iniciar um negócio é chamada usualmente de uma sociedade, no Reino Unido as parcerias são chamadas de cooperativas.
Muitas sociedades distribuem generosidade a mando de algum indivíduo ou a um grupo maior de pessoas, este tipo de generosidade pode ser vista em todas as culturas conhecidas.
Membros de uma sociedade também podem evitar ou excluir os membros que violem as suas normas.
Cultura
Cultura vem do latim colere que significa cultivar, é um conceito de várias acepções, é todo o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, as leis, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Em Roma na língua latina, seu antepassado etnológico, tinha o sentido de agricultura (significado que ainda mantém em alguns contextos). Cultura também é associada a altas formas de manifestação artística e ou técnica da humanidade de como a musica erudita europeia.
No século XVIII, a cultura foi fortemente associada ao conceito de civilização, a cultura às vezes se confunde com noções de:
- Desenvolvimento;
- Educação;
- Bons costumes;
- Etiqueta;
- Comportamentos de elite.
Nessa época cultura se referia a um ideal de elite na França e na Inglaterra.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo (capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos). O homem, por exemplo, não precisou desenvolver longa pelagem para se proteger do frio e sim se adaptou com o uso de roupas, do fogo e de habitações.
A cultura também é um mecanismo cumulativo. A s modificações de uma geração passam a uma geração seguinte, incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência reduzindo o esforço das novas gerações.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural, que é a invenção ou a introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.
ETAPA I – PASSO IV
Produzir um texto com as considerações da equipe em relação à leitura realizada, em consonância com o tema das Ciências Sociais.
Tão complexo quanto definir o que é a sociedade, é delimitar o estudo das Ciências Sociais. Porém, em linhas gerais, trata-se do campo de investigação acadêmica que procura compreensão científica do mundo social. A área é dividida em duas ramificações, Sociologia e Antropologia. A primeira objetiva fornecer uma visão de conjunto dos vários acontecimentos da vida em sociedade, sejam eles relativos à economia, à política ou à esfera simbólica e cultural. Já a Antropologia procura descrever o homem e analisá-lo com base nas características biológicas e culturais dos grupos em que se distribui, enfatizando as diferenças e variações entre eles.
...