AVA Desenvolvimento Economico
Por: anderpaiva • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 1.138 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A – (UNIAN-SP)[pic 1]
Curso: Ciências Contábeis
5º Semestre
[pic 2]
[pic 3]
Osasco
01 de outubro de 2014.
Sumário
- Introdução
1. O Fenômeno Globalização.
1.1 O conceito da globalização.
1.2 _ O Meio Ambiente e a Globalização.
1.3 _ Vantagens e Desvantagens da Globalização.
1.4 _ A Globalização e sua influência cultural e política
2. O fenômeno Outsourcing.
3. EMBRAER e seu processo de globalização.
Conclusão
- Bibliografia
Desenvolvimento Econômico
- Introdução
Este trabalho tem objetivo apresentar um conceito básico sobre o fenômeno globalização, quando ela surgiu e qual seu objetivo. Ela representa uma série de fatores vantajosos e desvantajosos que irei relatar com mais detalhes no decorrer deste assunto.
Além do fenômeno globalização, vamos entrar em um estudo de um processo que vem aumentando no Brasil e a pouco tempo, sofreu uma regulamentação por Lei que beneficia o trabalhador. Iremos falar da “outsourcing” ou terceirização de mão-de-obra, como conhecido pela maioria.
Por fim, veremos como foi o processo de entrada de uma conceituada empresa brasileira no processo de globalização, que resultou na sua rápida expansão no mercado.
03
- O Fenômeno Globalização.
1.1 O conceito da globalização.
A globalização trata-se da quebra de fronteiras, transformando e interligando os mercados de diferentes países, possibilitando a expansão dos negócios antes restritos ao mercado interno, e agora avançando para mercados emergentes. Este complexo fenômeno, teve início na era da Revolução Industrial, no que resultou na consolidação do capitalismo. Com o grande avanço da Revolução Tecnológica e principalmente da Internet e outros meios de telecomunicação, em todo o planeta, vários mercados de vários países, viram a necessidade de expandir seus negócios para outros locais.
Visando uma globalização econômica, alguns países resolveram se unirem, para melhorarem suas relações comerciais e industrias, dando surgimento aos blocos econômicos como o Mercosul e União Europeia.
1.2 O Meio Ambiente e a Globalização.
A grande expansão do comércio internacional e a facilidade de aquisição de produtos, fizeram com que as empresas e indústrias que aderiram a globalização, necessitassem cada vez mais de matéria-prima, extraindo os recursos oferecidos pela natureza de forma agressiva, causando impactos negativos como a poluição, o desmatamento insustentável e a contaminação dos ambientes naturais, causando consequências graves para o planeta, provocando alterações climáticas, catástrofes ambientais, falta de água potável, prejudicando a vida dos seres vivos em geral.
1.3 Vantagens e Desvantagens da Globalização.
Como qualquer fenômeno, a globalização traz seus pontos positivos e pontos negativos. As vantagens da globalização é que ela atrai investimentos, tecnologias e culturas de outros países, além de melhorar o relacionamento entre estes. Como ponto positivo, ela também é uma chave importante para economia, favorecendo a queda e controle da inflação, dando acesso a produtos importados de melhor qualidade e preços mais acessíveis ao consumidor.
Já como desvantagens, temos a concentração de riquezas, fazendo com que a maior parte do capital, vá para os países mais desenvolvidos e apenas 25% desta fatia, vão para as nações em desenvolvimento, favorecendo a pobreza e até as causas do aumento do desemprego. Outro pronto negativo trazido pela globalização é a instalação de outros países mais ricos em países em desenvolvimento, podendo afetar a cultura local, a exploração insustentável de matéria-prima e o aproveitamento de mão-de-obra barata. 04
1.4 A Globalização e sua influência cultural e política
Como já havíamos estudados, a globalização significa o livre mercado entre os países e predominância da economia, mas pode afetar o espaço de ação dos governos, com relação ao aprofundamento da divisão internacional do trabalho, da concorrência, e da crise de endividamento dos estados nacionais. Além disso, apenas as diferenças étnicas, religiosas e linguística dos povos, podem facilitar a visão de uma maioria que se beneficia com a globalização e outra que é prejudicada pela libre ampliação dos mercados externos, possibilitando uma crescente desumanização.
A questão do pluralismo cultural, vem se agravando nos últimos anos, dominado pelas empresas e difundido pela publicidade. A exemplo disso, temos o turismo que posta a pluralidade cultural a serviço do entretenimento, ensinando os jovens a ver-se apenas refletido no olhar exotizante de um consumidor externo.
Na visão política, temos a globalização como uma das principais para o alcance do desenvolvimento social e a diminuição das desigualdades destas, mas até o momento, o processo da globalização não desencadeou melhoras de dos globalizados que se encontram abaixo da linha da pobreza absoluta.
...