AVALIAÇÃO ERGONOMICA NA AREA ADMINISTRATIVA DO HOSPITAL SANTA JULIA DE MANAUS
Por: Gustavo Leone • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AVALIAÇÃO ERGONOMICA NA AREA ADMINISTRATIVA DO HOSPITAL SANTA JULIA DE MANAUS
Deborah de Sousa Vinhote (21000309)- Aluna
deborahvinhote@hotmail.com
Nilson Barreiros – Orientador
nilbarr@gmail.com
Resumo
.
Palavras-chave:
Abstract
Keywords:.
1.0 Introdução
2.0 Referencial Teórico
1.1.História Organizacional
O Hospital Santa Júlia iniciou suas atividades em 1980, desde o início teve seu foco principal na humanização e no cuidado com os pacientes. Faz questão de adquirir e utilizar os mais modernos equipamentos existentes no mercado, possibilitando ao seu corpo clínico a utilização dos mais modernos recursos tecnológicos disponíveis na área de saúde para diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias.
Por isso, é o maior e mais completo hospital da região norte, que reúne todos os serviços médico-hospitalares, desde os serviços ambulatoriais até os serviços de alta complexidade, oferecendo à maior resolutividade. Em 2014, foi recomendado, pela empresa credenciada Vanzolini, a receber o certificado de Acreditação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), confirmando o compromisso em ser referência nacional em alta complexidade. Além dos serviços de destaques como transplante de rins, cirurgias cardíacas e coronarianas, neurocirurgia e ortopedia, estão com uma moderna Unidade de Oncologia, com tratamento completo e aparelhagem de última geração. (SANTA JULIA)
- Foi o primeiro a realizar procedimentos endoscópicos na área de urologia;
- Foi o primeiro hospital da região a realizar fertilização in-vitro (bebês de proveta);
- Realizou em 22 de junho de 1995, o primeiro transplante do Amazonas e foi o primeiro a implantar o Centro de Transplante de Rim no Norte do Brasil;
- Foi o primeiro na realização de transplante de rins com doador falecido, em 08 de julho de 2011.
MISSÃO: Prestar assistência à saúde com humanização e excelência, mantendo pioneirismo nos avanços tecnológicos e científicos.
VISÃO: Ser referência nacional em alta complexidade.
VALORES: Vida em primeiro lugar, integridade, honestidade, foco no cliente, desenvolvimento profissional, transparência, responsabilidade social, segurança e determinação.
SERVIÇOS PRESTADOS:
- PRONTO ATENDIMENTO
- CONSULTAS MÉDICAS
- EXAMES DE IMAGEM
- EXAMES DE LABORATÓRIO
- CENTRO CIRÚRGICO
- UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA
- UTI CORONARIANA
- UTI GERAL
- HEMODINAMICA
- UNIDADE DE HEMODIALISE
- UNIDADE DE ONCOLOGIA
ESPECIALIDADES:
- NEUROCIRURGIA
- UROLOGIA
- CARDIOLOGIA
- CIRURGIA GERAL
- CIRURGIA PLÁSTICA
- GASTROENTEROLOGIA
- GERIATRIA
- HEMATOLOGIA
- NEUROLOGIA
- ORTOPEDIA
- OFTALMOLOGIA
- OTORRINOLARINGOLOGIA
Dentre as áreas: assistencial refere-se ao colaborador que trata diretamente com paciente e administrativa que é responsável pela parte burocrática. Com relação a área administrativa temos os seguintes setores:
O setor administrativo difere do setor assistencial uma vez que o colaborador passa a maior parte do tempo na mesma posição sentado, fazendo assim que o mesmo adquira problemas de saúde por fatores ergonômicos, para entendermos melhor o assunto temos que inicialmente falar sobre ergonomia: conceituar, seu objetivo, classificação, quais são os tipos de intervenção.
1.2 A ergonomia
1.2.1 Conceito
1.2.2 Objetivo
1.2.3 Classificação
A ergonomia é classificada por diferentes tipos de acordo com a sua contribuição. São elas: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. (Ana Flavia Oliveira)
- Ergonomia Física:
- Ergonomia Cognitiva:
- Ergonomia Organizacional:
1.2.4 Tipos de Intervenção
1.3 Norma Regulamentadora 17
A relação entre a ergonomia e o ambiente de trabalho temos a norma regulamentadora NR-17 (Ergonomia) do Ministério do Trabalho e Emprego é regulamentada pela Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978, que aprova as normas regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Tendo como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. (AREASEG-2017)
...