Adm financeira
Por: andralize • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 5.203 Palavras (21 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
UNIDADE OSASCO
ADMINISTRAÇÃO
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
OSASCO/SP
2014
Unidade de Ensino: Uniban – Osasco
*Unidade de Ensino: Osasco-SP
**Unidade de Ensino: Osasco-SP
Professor de Ensino a Distância:
Tutor de Ensino a Distância:
* Tutor de Ensino a Distância:
ADALTO COSMO ALVES DE SOUZA – RA 3844626839 – 6° SEMESTRE
HENRIQUE SANTOS NEPOMUCENO – RA 3848727206 – 6° SEMESTRE
CAROLINA P. LIAUW RODRIGUES – RA: 5785169021 – 5° SEMESTRE
**CRISTIANE APARECIDA SANTOS – RA: 5722158729 – 5° SEMESTRE
* SOLEDAD GONZALES CHIPANA – RA: 129925873-6 – 5° SEMESTRE
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina Administração Financeira e Orçamentária.
OSASCO/SP
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
A necessidade de avaliação da área financeira das empresas faz com que os recursos sejam expostos para que a real situação financeira possa ocorrer de forma singela e com transações confiáveis e que representem menores riscos. As técnicas que são utilizadas são fundamentais para desenvolverem um trajeto de minuciosos recursos relacionados à administração, economia e contabilidade, cada conjunto de recursos das aplicações financeiras, desenvolvem planejamentos que poderão decidir o futuro de uma organização e confiança entre seus sócios e acionistas.
Neste trabalho será possível observar alguns conceitos que um administrador financeiro precisa saber sobre o mercado financeiro e como utilizar as ferramentas disponíveis em uma organização antes qualquer tomada de decisão em relação a investimentos de curto e a longo prazo.
ETAPA 1
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A Administração financeira é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações, da empresa na área financeira e econômica de qualquer entidade. A administração usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio. Para administração financeira o objetivo econômico da empresa é a maximização de seu valor de mercado em longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou sócios de outros tipos). Para se ter uma boa administração financeira deve haver um bom planejamento financeiro no contexto empresarial possibilitando perceber e visar a falhas e pontos positivos adquiridos.
Visando o desenvolvimento e o crescimento das atividades empresarias, a administração financeira ajuda a empresa a conduzir sua situação financeira para assim evitar gastos desnecessários.
Acima de tudo busca o controle da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros.
Suas principais atribuições são:
- Analisar, Planejar e Controlar a área financeira;
- Tomada de decisões de Investimentos e Financiamentos.
Para isso cada atribuição deve ser rigorosamente analisada utilizando informações que estão nos demonstrativos abaixo:
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do Resultado do Exercício
- Fluxo de Caixa
ÊNFASES EM FLUXO DE CAIXA
A ênfase em fluxos de caixa é uma das funções do administrador financeiro, ele deve ter a capacidade de planejar os fluxos de caixa para que a empresa cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos e obter um fluxo de caixa suficiente para saldar suas obrigações.
Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.
Qualquer que seja a atividade, uma empresa é avaliada como tomadora de grandes decisões. E para cada tomada de decisão financeira apresenta: Risco e Retorno, e fundamentos de decisão.
Um retorno de um investimento é medido como o total de ganhos ou perdas dos proprietários durante um determinado período de tempo, ou seja, maior ou menor o risco, na mesma proporção será o retorno.
Tanto o retorno quanto o risco devem ser aferidos pelo administrador financeiro ao avaliar as alternativas de decisão.
E seus fundamentos estão baseados nas decisões financeiras: Investimentos, Financiamento e Lucro.
INSTITUIÇÕES E MERCADOS FINANCEIROS
Grandes empresas necessitam de fundos permanentes. E elas podem obtê-los através de três fontes externas:
1) Instituições Financeiras: recebem as poupanças e transferem para os que necessitam de recursos.
2) Mercados Financeiros: os ofertantes e demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre si.
3) Colocações Fechadas: Empresas fazem empréstimos para outra que esteja necessitando de recurso, sem fazer abertura de serviço financeiro como as Instituições e o mercado financeiro.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Atuando como intermediarias as instituições financeiras promove a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações.
MERCADOS FINANCEIROS
Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Ao contrário das instituições financeiras que os empréstimos e aplicações são feitas sem o conhecimento dos fornecedores de findo
(Poupadores), no mercado financeiro eles conhecem o destino dos seus empréstimos e aplicações.
...