Adm financeira
Por: naty_na • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 234 Visualizações
Tipos de negócio
Existem 3 tipos de organizações de negócios, são elas:
- Firma individual, que é a forma mais antiga de organização empresarial pertencente a apenas uma pessoa.
- Sociedade por cotas, é uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietários. Sendo essa de dois tipos:
- Sociedade geral, onde todos os sócios tem responsabilidade ilimitada,
- Sociedade limitada, onde pelo menos um sócio tem responsabilidade limitada.
- Sociedade por ações, a personalidade da sociedade é totalmente separada dos seus proprietários. Os sócios não podem perder mais dinheiro do que investiram.
Métodos de Tributação
São os métodos de tributação:
- Imposto de renda: é de competência privativa da União, incide sobre a renda e proventos de qualquer natureza, que tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica.
- Tributação das pessoas físicas: fato jurídico que corresponde à aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos é o recebimento de salários e benefícios, ganhos de investimento, e sobre ganhos nas vendas de ativos.
- Imposto sobre receitas de dividendos e juros: os dividendos recebidos não são tributados, as receitas de juros, provenientes de títulos de renda fixa ou aplicações em fundos de investimento são tributadas.
- Perdas e ganhos de capital: quando se adquiri um ativo de capital e mais tarde se revende por um preço maior que o valor pago na aquisição, já quando sofre uma perda isso é chamado de perda de capital.
- Tributação das pessoas jurídicas: o fato jurídico que corresponde à aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos será a existência de acréscimo patrimonial, dimensionado pelo lucro do exercício, assim sendo, a obtenção de resultados positivos em suas operações. Além do imposto de renda, incide sobre o lucro das empresas a “Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”, que é uma das fontes de recursos previstas para atender o programa de seguridade social.
Regime tributário lucro real
- Regime de reconhecimento da receita, a pessoa jurídica sujeita a tributação com base no lucro real deve manter escrituração com observância das leis comerciais e fiscais. O resultado do exercício é apurado de acordo com o regime de competência.
- Apuração de base de cálculo do imposto de renda, a determinação do lucro real é precedida da apuração do lucro líquido. O lucro real é o lucro líquido do período base, ajustado pelas adições prescritas e pelas exclusões ou compensações autorizadas pela legislação do IR.
- Prejuízo fiscal: os prejuízos fiscais podem ser compensados quando da apuração de lucros.
- Receitas de juros e dividendos: a receita de juros de uma empresa faz parte do lucro do exercício, sendo consequentemente tributada.
Regime tributário lucro presumido
- Nesta metodologia de apuração, a base de cálculo do imposto é determinada mediante aplicação percentual fixada na legislação, de acordo com a atividade da empresa. A esse resultado serão acrescidas outras receitas, rendimentos e ganhos de capital, juros sobre o capital próprio e os rendimentos e ganhos decorrentes de quaisquer operações financeiras. O IPI não compõe a base do tributo, enquanto o ICMS incidente na venda de mercadorias ou produtos não poderá ser deduzido.
- Distribuição de lucros aos sócios: os lucros ou dividendos calculados e distribuídos pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido não estão sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte.
- Obrigações acessórias: a empresa não precisará manter a escrituração contábil, desde que escriture o livro caixa. Essa obrigação só tem efeitos fiscais, não valendo para fins de concordata e falência. Deverá escriturar, ao término de cada ano-calendário, o Livro Registro de Inventário.
Riscos e retorno
Todo investimento tem seu retorno esperado, o retorno sobre algo que foi investido acarreta em risco por de traz.
O risco é um grau de incerteza dos retornos e da insegurança dos resultados que viram no futuro, é ligado ao investimento. Quanto maior o grau de incerteza dos seus retornos do investimento, assim também serão maiores os riscos assumidos. Entre dois projetos a serem escolhidos para uns investidos, com mesmo tipo de retorno aguardo, será escolhido aquele que me der menos riscos.
O retorno são os lucros esperados ou fluxo de caixa determinados de qualquer que for o investimento. Já o risco é a medida de incerteza ou dúvida dos retornos do projeto.
Porém há uma compensação entre ambos, risco e retorno, quanto maior for o seu risco, também será maior o seu retorno aguardado e reciprocamente. E por consideração, quanto mais tempo seu dinheiro estiver submetido aos riscos de um investimento, maiores serão os ganhos de retorno.
Para se gerar fundos de luro e obtiver retornos é necessário fazer um investimento, existem dois tipos de retorno um que traz a elevação do valor das ações da empresa e aquele que o pagamento é dividido se tornando possível dividendo a esses lucros.
...