Administração A Mudança do McDonald's
Por: Daiani Cristiano • 11/8/2020 • Relatório de pesquisa • 428 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Nome: Cristiely Rodrigues e Daiani Cristiano
Data: 28/03/2020
A mudança do McDonald's
Antes de ser uma companhia bilionária espalhada pelo mundo, o McDonald´s era uma lanchonete familiar que foi criada por dois irmãos, Dick McDonald´s e Mac McDonald´s sua primeira loja foi aberta no ano de 1950 no modelo de drive-in. Seu modelo chamou a atenção de um grande fornecedor de liquidificadores Ray Kroc, que depois de um tempo se tornou o dono da franquia de fast-food. A história completa e detalhada do sucesso da companhia McDonald´s é contada pelo filme “fome de poder” estreado em 2017. Ray adotou o termo arcos dourados referindo-se aos potes de ouro no fim dos arcos, e este termo é levado até os dias de hoje.
A empresa dos arcos dourados que vendia hamburgueres gordurosos e industrializados. Com o passar dos anos vem se adaptando à nova geração de consumidores preocupados com saúde e qualidade de vida, além de ações de sustentabilidade – fato perceptível na mudança do cardápio do McDonald’s, que incluiu frutas, saladas e até mesmo arroz e feijão em pratos prontos. Outra mudança é no atendimento, que era feito no balcão com cardápios já prontos, agora por ser feito por quiosques tecnológicos de autoatendimento onde o consumidor escolhe sua refeição podendo customiza-la a seu gosto e já faz o pagamento por meio de cartão. Depois, é só retirar o pedido no balcão. Vale destacar que o valor da marca não está apenas no anúncio, no discurso ou nas cores que formam o logotipo dela, mas na atenção e compromisso dedicados ao consumidor, ao que ele deseja e no compromisso estabelecido pelos dois (marca e consumidor).
Independentemente do que se defina como alimentação saudável, os consumidores fiéis e comprometidos com o McDonald’s vão continuar consumindo produtos da rede, seja pela história e referências, seja pela afetividade, seja pelo aspecto sensorial ou de paladar com os produtos da marca. Tudo isso sinaliza momentos únicos nesse relacionamento que tem se mostrado duradouro no Brasil e no mundo, traduzido em seu slogan “Amo muito tudo isso”. Na análise setorial vemos os objetivos dos stakeholders, que é manter o consumidor satisfeito e informado e a franquia para se reinventar tem utilizado de muitas propagandas em suas lanchonetes, mostrando imagens de seus hamburgueres repletos de salada e quanto mais colorido, mais saudável fica. O desafio da marca é continuar se reinventando a face ao antagonismo dos atuais desejos dos consumidores relacionados com seu produto principal.
...