Administração IPEA
Resenha: Administração IPEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelo7l • 9/5/2013 • Resenha • 520 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
O presente Trabalho Visa Apresentar “Em que medida o modelo de desenvolvimento econômico local, baseado em distritos industriais (clusters), pode ser transplantado para realidade brasileira.”
Para tanto, será utilizada a literatura e trabalhos existentes sobre o tema, os levantamentos estatísticos, e parâmetros de mercado e indicadores de desempenho obtidos junto ao IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), EMBRAESP (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) e dos dados do mercado imobiliário da cidade de São Paulo.
De posse das informações obtidas e das conclusões que serão apresentadas, será demonstrado um importante Pólo Industrial em minha região, se ele está formatado em conceito de clusters, ou seja, pequenas indústrias periféricas ao redor de grandes indústrias, se este formato está promovendo desenvolvimento econômico e social em minha região.
Nas últimas décadas, diversas alterações nos cenários mundiais provocaram, e continuam provocando, profundas mudanças nos processos de reestruturação produtiva em, praticamente, todos os setores da atividade humana. Tais transformações vêm obrigando os formuladores de política a buscar novas concepções de intervenção pública nos espaços regionais, com vistas ao enfrentamento, em novas bases, dos desafios do desenvolvimento regional.
No intuito de fundamentar a análise, serão apresentadas as condições existentes do mercado imobiliário da zona leste da cidade de São Paulo no final da década de 1980, e a evolução destes indicadores após a implantação de um Shopping Center na região, a alteração do perfil sócio econômico da população localizada na área de influência, bem como seu desenvolvimento econômico, formado a partir do Shopping Center inicialmente implantado.
Também será apresentada a importância da interação do empreendimento com o público consumidor e comércio local, bem como a sintonia do mesmo com a municipalidade para a sua inserção.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra inglesa CLUSTER significa em português, grupos em um determinado local, e, no contexto deste trabalho, uma concentração de empresas e estabelecimentos relacionados entre si, numa zona geográfica relativamente definida, que conformam um pólo produtivo (industrial ou comercial) especializado, com vantagens competitivas quando considerado como um todo.
Ao longo dos anos 80, uma crescente literatura emergiu examinando os impactos territoriais em diversas partes do mundo, dos processos de globalização, da integração dos mercados nacionais aos mercados mundiais e das alterações provocadas pela introdução de novos paradigmas tecnológicos.
Os analistas dessas mudanças reconhecem, inicialmente, que está havendo, em todo o mundo, uma substituição crescente do antigo “modelo fordista” (modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX), de acumulação – baseado na presença dominante de grandes corporações de regime de produção verticalizada – por um outro modelo chamado de modelo de acumulação flexível, agora centrado em formas mais descentralizadas de produção e menos dependente da existência de economias de escala – ou seja, daquelas decorrentes
...