Administração. Organização
Seminário: Administração. Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisy28 • 17/10/2013 • Seminário • 915 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
Com o mundo em constante evolução, graças ao processo de globalização, percebe-se que oportunamente o homem vem experimentando constantes transposições de fronteiras e precisa ser dessa forma. O homem, enquanto profissional, deve estar sempre pronto e disposto a desbravar os novos caminhos do conhecimento e da tecnologia, ou seja, precisa estar pronto para o futuro.
A sociedade contemporânea é formada por organizações, cujas atividades produtivas ou de prestação de serviços são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas de forma a se solidificar no mercado. O administrador precisa enxergar além, ter visão de futuro, desenvolver as competências essenciais para liderar e levar seus públicos a compartilhar os valores da empresa.
O objetivo deste estudo foi apresentar uma análise sobre o Planejamento, e as demais funções administrativas, bem como sua importância o sucesso da empresa e o bem-estar social de seus públicos e da comunidade em que está inserida.
O Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Inicialmente é preciso entender o que é planejar e perceber o planejamento como uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado e gerenciado, em prol de um propósito previamente estabelecido.
Organização é o processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Implica a atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos.
A Organização é o segundo processo administrativo. Considera a empresa em sua totalidade, como um sistema aberto e integrado e é conhecida como desenho organizacional. Demanda uma estruturação prévia para que se alcancem os objetivos estabelecidos e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre os setores, equipes, etc. Quando o desenho organizacional não está apropriado às necessidades da empresa e da situação, é preciso reorganizar e reestruturar.
Direção/Liderança é o processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos.
A Direção é a terceira função administrativa. Com o planejamento e a organização estabelecidos, o próximo passo concretizar as ações planejadas. É incumbência da Direção ativar a empresa, ocupando-se das relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam de fato ser eficazes precisam contar com ação da direção no sentido de orientar as pessoas através de comunicação, liderança e motivação.
Trata-se de uma função administrativa atuando com o objetivo de abalizar o rumo que a empresa deve seguir, por isso mesmo recebe o nome de direção. Assessora as tarefas da empresa para resultar no lucro desejado, zelando pelo bem estar das pessoas envolvidas: shareholders e stakeholders.
O Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. Controle é a quarta função administrativa cujo papel é acompanhar o desempenho do sistema organizacional, por meio da conferição entre as circunstâncias alcançadas e as previstas, especialmente em relação aos fins e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas abraçadas pela empresa. Tal função pode ser exercida por qualquer administrador, seja proprietário, gerentes, coordenadores, chefes, supervisores, líderes. Desta forma a função controle (avaliação) dedica-se a garantir que a desempenho real torne o alcance dos padrões previamente determinado possível. Trata-se de uma importância conseqüência de um planejamento competente, uma vez que comprova aos administradores se seu planejamento está dentro da realidade da empresa ou ainda determina a
...