Administração Sistema de Informação
Por: Amiltonzoo • 24/11/2015 • Resenha • 622 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
Nome: Amilton Levi Brietzke
Curso: 4º Ano - Administração Data: 30/04/2015
Disciplina: Adm. Sist. InformaçãoProfª.:Hieronim
RESENHA DOS CAPITULOS 07 A 12
DRUCKER,Peter Ferdinand. Administrando em tempos de Grandes Mudanças. São Paulo: Pioreira, 1995.
Conteúdo da Obra:
O livro trata de mudanças que já ocorreram; portanto, de mudanças a cujo respeito os executivos podem e devem agir e daquilo que eles podem criar - o futuro. Em sua segunda parte, o autor analisa as implicações da emergência da informação como principal recurso do executivo e da organização.
O texto fala de organização do futuro, mas já é uma realidade: as organizações do futuro serão baseadas no conhecimento e compostas principalmente de especialistas, como vemos nos hospitais, nas universidades e nas orquestras sinfônicas. O centro do trabalho deslocou-se para o profissional esclarecido, o homem que faz trabalhar seu cérebro, mais do que a força de seus músculos e a habilidade de suas mãos.
O autor discorre que muitas vezes dispomos da informação, mas estes dados precisam exercer julgamentos esclarecidos aos executivos. E para isso é necessário uma análise, o diagnóstico e a síntese,do contrário serão dados sem sentido.
As grandes transformações mudarão as empresas, suas estruturas gerenciais e seus processos decisórios bem como a forma de execução, fato este que já está ocorrendo no mundo todo.
Os departamentos tradicionais atuarão como guardiães de normas e padrões e que os trabalhos serão executados por equipes concentradas em tarefas, o que exigirá autodisciplina, responsabilidade individual pelos relacionamentos e pela comunicação, pois as organizações baseadas em conhecimento demandam objetivos nítidos, simples e comuns que se traduzem em ações específicas. Todos os participantes da organização terão responsabilidade pelas informações, devendo saber quem depende de suas informações, que tipo de informação e de quem ele depende de informação para produzir resultados.
Estamos migrando da organização baseada em comando e controle para as organizações baseadas em informações, em organizações baseadas em especialistas do conhecimento.
Ainda em se tratando de informações indispensáveis aos executivos, Drucker enfatiza que o sistema de informações adequado deve ser aquele que leve os executivos a se questionarem e a induzi-los a formularem perguntas em vez de simplesmente alimentá-los com informações e que a informação é o esqueleto no qual a empresa se desenvolve.
A nova abordagem de administração define a empresa como uma organização que agrega valor e riqueza. A informação é base para que isso ocorra. São quatro conjuntos de informação: Básicas (fluxo de caixa, liquidez, contas a receber e pagar, etc), de produtividade, de competência e de alocação de recursos de capital e humano.
Reflexão Crítica sobre a obra:
Embora nem todas pratiquem, uma empresa que deseja se manter durante a história com um bom desempenho, deve estar em constante análise, em atualização da sua situação atual e das projeções futuras para todos os campos, sejam financeiro ou produtivo. E isto se faz com as informações que são adquiridas através dos dados que dispomos e do conhecimento que produzimos.
A obra mostra que ao longo do tempo as informações sempre existiram, mas a forma que foram utilizadas vão mudando ao longo de tempo, por conta do mundo globalizado e da competitividade, com empresas até invisíveis.
A tecnologia tem auxiliado a transformar a forma como esses dados são formados e utilizados. Mas tornou o processo num todo muito mais rápido, o que exige que as decisões sejam cada vez mais precisas.
Resumindo as empresas são projetados hoje em dia a partir da informação, seja interna e principalmente externa. As estratégias serão pautadas sobre este esqueleto.
...