Administração da Produção e Operações
Por: jackviana07 • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 7.181 Palavras (29 Páginas) • 207 Visualizações
Sumário
Intrudução..........................................................................................................2
Etapa 1 Administração da Produção e Operações..........................................................................................................3
Passo 1.1
Passo 1.2
Passo 1.3
Passo 1.4
Etapa 2 Localização de Empresas: O Produto................................................7
Passo 2.1
Passo 2.2
Passo 2.3
Passo 2.4
Etapa 3 Os principais conceitos sobre Previsão de Vendas e as diferenças entre Planejamento, Predição e Previsão...................................9
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Etapa 4 TÉCNICAS JAPONESAS.....................................................................................................23
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Bibliografia.......................................................................................................31
Anexos..............................................................................................................33
1-INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho serão expostos alguns conceitos e técnicas que auxiliam na realização dos objetivos.
Aborda aspectos referentes à Administração de Produção, seu histórico, conceitos básicos, a função produção e como ela é tratada hoje no país.
Administração da Produção e Operações
Quando falamos na evolução da administração da produção temos que voltar em um período conhecido como o período paleolítico ou pré-histórico, onde o homem para conseguir realizar suas atividades do cotidiano começou a fabricar suas próprias ferramentas de trabalho, com esse simples gesto o homem paleolítico já estava passando a fazer uso da produção em sua vida.
Os artesões também fazem parte deste começo, pois como possuíam talentos especiais para a fabricação de alguns produtos passaram a fazer produção em massa para conseguir atender a necessidades de todos que precisavam de seus artesanatos.
O trabalho manual perde significado em 1764, pois James Watt descobre a maquina vapor, onde ocorre a troca dos serviços manuais pelo os serviços realizados por maquinas. Nesta mesma época surgem as Fabricas. Como os produtos passaram a ser fabricados em maior escala, necessitou aprimorar uma padronização dos utensílios que eram fabricados neste período.
Eli Whitney criou o sistema de padronização dos componentes, com a produção que fez para guerra ele deu mais vantagens operacionais para os combates, surgindo assim os primeiros projetos de produtos.
Com Frederick Taylor no século XIX , surge o conceito de produtividade, fator que leva em consideração os output e input, onde as empresas passaram a buscar uma otimização dos resultados, O método da produtividade é encontrado até hoje nas organizações.
O conceito de produção em massa ganhou força em 1910, quando Henry Ford passou a utilizar a linha de montagem seriada. A busca por novos recursos que poderiam aumentar os resultados na produção por meio de técnicas novas criou a engenharia industrial. Conceitos como linha de montagem, posto de trabalho, estoque intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico da qualidade e fluxograma de processos.
Com a produção em massa ocorreu um grande crescimento da produção, onde o termo foi substituído pelo o modelo de produção enxuta que lançou os seguintes conceitos como Just-in-time, processo que analisa a produção, onde o foco e maximizar a produção, sem aumentar o custo da produção, engenharia simultânea onde todos da empresa participam do desenvolvimento do produto, tecnologia de grupo que têm a função de analisar a características semelhantes do componente, consórcio modular processo que a empresa Volkswagen foi a pioneira onde têm como foco a diversificação de parceiros trabalhando juntos em uma mesma planta, mas dentro de seus respectivos módulos, neste caso é necessário uma padronização pois existem varias empresas e existem culturas organizacionais diferentes, células de produção unidade de manufatura ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho e com mecanismos de transporte e estoque intermediários entre elas, desdobramento da função da qualidade projeto que leva em consideração todas as exigências do consumidor, comakership o nível mais auto de confiança entre cliente e fornecedor,sistemas flexíveis conjunto de maquinas de controle numérico interligados por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte, manufatura integrada por computador integração total das organizações manufatureiras por meio de computadores e filosofias gerencias que melhoram eficácia da organização e benchmarking é a comparação entre setores ou organizações concorrentes onde possui o objetivo de melhorar sua produtividade.
Nome da empresa: Bolos e Cia
Abertura: 25/08/2000
Horário de funcionamento: Todos os dias das 08:00 às 20:00
Localização: Morungaba – SP
Segmento: Alimentício
Porte: Empresa de pequeno porte
Produtos comercializados: Bolos, tortas e doces em geral
Publico alvo: Empresas, festas e eventos e pessoas gostam de apreciar uma sobremesa de qualidade.
Contato na empresa: Nathalia de Moraes, Proprietária da empresa Bolos e Cia.
O sistema de produção da doceria bolos e Cia funcionam através de produção continua e sob encomenda, pois é possível o cliente comprar os produtos que são fabricados diariamente ou se o cliente preferir um produto pode ser fabricado ao seu gosto através das encomendas, que devem ser feitas com três dias de antecedência caso a encomenda seja pequena ou 10 dias de antecedência se for uma encomenda muito grande a empresa conta em seu sistema de produção com a ajuda de 10 funcionários que estão divididos em todos os processos para a fabricação de seus produtos, a estimativa de produção da empresa é de 10 bolos que são fabricados por encomenda diariamente e 600 doces em gerais são fabricados 2 vezes na semana para suprir as necessidades da vitrine da loja. A doceria Bolos e Cia tem como inputs fornecedores, Matéria-prima e Mão de obra, e como outputs Bolos vitrine e encomenda, Doces em geral e tortas.
...