Administração da produção e operações
Por: tatianevergara • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
5º SEMESTRE
CARLOS RENATO PRIETO DOS SANTOS RA 5570137983
ROBERSON ALEX SILVA DE OLIVEIRA RA 5314975907
TATIANE SILVA VERGARA RA 5526107510
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR PRESENCIAL – TEREZA LISIANE
PROFESSOR TUTOR EAD – ANSELMO DUEÑAS GONZALEZ
PELOTAS/ RS
2014
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO PG03
2.VISITA A EMPRESA PG04
2.1 PLANEAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO PG06
3. GESTÃO DA PRODUÇÃO PG 09
4. BIBLIOGRAFIA PG11
- INTRODUÇÃO
A função produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade. Sendo suas atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos em curto, médio e longo prazos se inter-relacionam, muitas vezes de forma extremamente complexa. Como tais atividades, na tentativa de transformar insumos, tais como matérias primas, em produtos acabados e ou serviços, consumem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final. E´ objetivo da administração da produção e operação a gestão eficaz dessas atividades.
- VISITA A EMPRESA
Empresa no segmento industrial: Irgovel Indústria Riograndense de Óleos Vegetais.
Localização: Pelotas- RS
Segmento: Área Industrial.
Porte: Grande
Missão: A IRGOVEL tem como compromisso proporcionar a satisfação de seus clientes garantindo produtos com alto padrão de qualidade e segurança, através de melhoria continua de seus processos.
Valores:
- Garantir a qualidade e integridade de seus produtos satisfazendo as necessidades e expectativas de seus clientes;
- Ética nos compromissos assumidos;
- Buscar melhoria continua;
- Promover desenvolvimento e capacitação de sua Equipe;
- Obter as melhores tecnologias para manter-se capaz de atender as necessidades de mercado.
Produtos Comercializados:
- Óleo de arroz;
- Ração (bovina, equina, suína);
- Farelo estabilizado;
Público-Alvo: Indústrias de cereais, sabonetes, e varejo em geral.
Nome e cargo do contato da equipe na empresa:
Orlando Medina Nogueira – Motorista no transporte de matéria-prima.
- A empresa em média vende o ano todo a mesma quantidade, pois o óleo que é o produto industrializado é consumido o ano todo sem sazonalidade. A produção ocorre sempre na sua capacidade máxima 80 litros/hora, a fábrica trabalha 24 horas por dia com todas as máquinas sempre ligadas e produzindo, em turnos de 6 horas para cada funcionário que apenas controlam o funcionamento das máquinas. O estoque da matéria-prima é controlado de acordo com a liberação da moega, que é o depósito do farelo onde se dá início ao processo de produção, ou seja se tem espaço na moega compra-se mais farelo (matéria-prima).
-Como é previsto o volume da demanda?
- Como é programado o volume de produção?
- Como é feita a compra de matéria-prima?
- Como são resolvidos os contratempos de estoques negativos?
- Qual o perfil anual da demanda?
- Quais recursos produtivos disponíveis?
- Quais produtos necessários para a fabricação do produto?
- Como é o processo de produção?
No contato técnico apuramos que demanda e a programação da produção é basicamente a basicamente a mesma, a fábrica já trabalha sempre com a mesma capacidade produzindo o mesmo número de produtos, se um mês a demanda for menor a produção não diminui por conta disto ela se mantém e os produtos não vendidos são colocados em estoque. E se em algum mês a demanda for maior que a produção e nem mesmo o estoque for suficiente existe um parceria com outras empresas que também produzem o óleo de arroz, assim é solicitado a uma destas empresas o óleo já extraído na quantidade necessária para suprir a demanda, assim o óleo é apenas refinado e embalado, e quando a fábrica tiver óleo sobrando algum mês que a demanda for menor que a produção o óleo é devolvido para a indústria parceira.
- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
O planejamento do controle de produção ele consistem em ser uma área muito importante na organização, qualidade e crescimento da empresa. Pois permite a continuidade dos processos produtivos na empresa, transforma as em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data, qualidade e quantidade solicitada. Tem um papel de decidir sobre os melhores recursos de produção, assegurando assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos para que não ocorra eventuais desvios. O PCP como é chamado está apto para responder as questões de o que produzir? Quando? Onde?Como? Com o que? Com quem?. Demonstrado no gráfico abaixo.
PCP
[pic 2]
Gráfico de um PCP, com curto, médio e longo prazo, para melhor analise desse processo.
[pic 3]
Este consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo, transformar tais informações em ordens de fabricação.
De acordo com Zacarelli (1979), Programação e Controle da Produção, definindo como " ... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa".
...