TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Produção e Operações

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  4.845 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE         3

  1. O que se entende por gargalo?

Os “gargalos” são todos pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. E por capacidade final de produção devemos entender a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor final em um determinado intervalo de tempo.

  1. Qual é a relação existente entre a “capacidade do gargalo” e a capacidade da empresa?

O principal desafio de qualquer empresa consiste em aumentar o seu volume de negócios incorrendo em custos cada vez menores. Nesta definição de custo, estão inclusos tanto o valor dos insumos e infraestrutura utilizada quanto o número (e portanto salário) de trabalhadores empregados e o tempo utilizado. Já na definição de negócio, inclui-se as diversas etapas que o compõem, desde a compra de insumos até o despacho do produto final acabado, passando pelo recebimento dos insumos, as várias etapas do processo produtivo de uma empresa, observa-se que a maioria das suas etapas se encadeiam uma atrás da outra, de forma que a etapa seguinte depende da conclusão da anterior. Tais etapas quase sempre levam um tempo diferente para serem concluídas. Geralmente, a diferença entre a maioria delas não é grande, porém não é incomum existir uma etapa em particular que leva muito mais tempo do que todas as outras para ser concluída. Isto leva ao problema do gargalo de produção. Uma empresa possui um gargalo de produção quando a maioria das suas etapas possui uma certa velocidade de produção, mas uma única etapa possui uma velocidade muito menor do que as outras, e acaba atrasando todas as etapas seguintes. Consequentemente, a velocidade final de produção da empresa também é prejudicada, pois consiste em uma soma dos processos interdependentes.

  1. Explique o que é layout por processo ou funcional.

Todas as operações semelhantes ou máquinas do mesmo tipo estão agrupadas no mesmo local. Também é conhecido como layout funcional, pois mesma função é que determina a localização de máquinas e processos. Recomendando para o caso de manufatura de produtos não padronizados, ou seja, fabricação de produtos variados, produção relativamente baixa, fluxo entre seções

  1. Explique o que é layout em linha.

A modalidade de suprimentos dos materiais nas estações de trabalho (do tipo push ou pull), as características físicas das peças coletoras, as dimensões do suporte de movimentação, as condições e dimensões volumétricas da área, a flexibilidade e a capacidade produtiva solicitada pela linha, condicionam profundamente a configuração do sistema de movimentação Baseado nas exigências especificas funcionais, as linhas de montagem compreendem dispositivos de classificação by-pass e buffer de desacoplamento para as estações.

  1. Explique o que é layout celular.

As ilustrações de um layout celular e de um layout funcional demonstram claramente muitos benefícios entre eles: otimização de movimentos, redução de espaços e movimentações de matérias. Movimenta-se menos, percorrem distancias mais curtas, consequentemente as economias e as análises de agregação de valor são visíveis. Essas características também contribuem para a gestão, refletindo no controle de estoque e da qualidade. O Sistema celular com fono no layout de produto tem menos movimentos comparando com o layout funcional. Isto reduz a frequência de manuseio e custo em até 90%. O Layout celular também reduz as filas, atrasos e confusão que acompanham as movimentação de matérias. As distancias são mais curtas no layout celular. Além de reduzir o custo, pois melhora a comunicação e permitindo os sistemas de controle visual.

  1. Explique o que é layout por posição fixa 

O layout posicional (também conhecido como arranjo físico de posição fixa) ocorre quando os equipamentos, maquinário, instalações e pessoas movem-se para a cena do processo na medida necessária, ou seja, o produto a ser feito fica em um local fixo e os recursos de produção vão até ele.

  1. Explique o que é layout misto 

Habitualmente utilizado, é a combinação de uma ou mais famosas de layout. Um restaurante é um exemplo de layout híbrido, onde o salão tem o layout posicional, o Buffet tem o layout células (entradas, pratos principais e sobremesas) e a cozinha tem o layout por processos (Freezer, forno e etc.).

  1. Explique qual é a melhor maneira de avaliar um layout por processo.

É possível avaliar um layout por processos fora de uma fábrica. É o que ocorre em supermercados, bancos, hospitais e etc., no qual o cliente é direcionado ao setor escolhido de acordo com sua necessidade.

  1. O que se entende por tempo de ciclo em uma linha de montagem?

O “Tempo de Ciclo” é o tempo necessário para a execução de uma peça, ou seja o tempo transcorrido entre a repetição do início ao fim da operação. É necessário considerar que cada posto de trabalho ou cada máquina possuem tempos de operação diferentes; uma máquina pode demorar 2 minutos para executar uma peça, ao passo que a máquina seguinte pode demorar 3 minutos e a seguinte demorar apenas 1 minuto. Então o tempo de ciclo não é a somatória dos tempos e nem os tempos de forma individual; o tempo de ciclo será o tempo de execução de operação ou operações no posto de trabalho ou na máquina que forem mais lentos. No sistema de produção OPT são conhecidos como “recurso gargalo” e “recurso não gargalo”. Desta forma, o ciclo é um fator limitante para o takt time, ou seja, o tempo de ciclo é um determinado pelo curso gargalo e não pelo ritmo da linha em função do tempo disponível e da demanda diária. Assim sendo, podemos dizer que o tempo da linha será sempre limitado pela capacidade (tempo de ciclo) ou pela demanda (takt time).

ATIVADE 4

  1. O que se entende por caminho crítico de um projeto?

O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho critico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho critico não fará com que o projeto termine mais cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com