Administração de produção e operações
Por: sil.mattoso • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 6.058 Palavras (25 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância (CEAD)
Curso Superior de Administração
Pólo Guaicurus
RA – 344723 –ROSICLEIA DE FÁTIMA SANCHES TOURO
RA – 289193 – CLAUDION PERES DE ARAUJO
ADMINISTRAÇÃO PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Profa. Me. Luiz Manuel Palmeira
Tutor á Distância
Campo Grande – MS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Página 03
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA Página 04
1.1 – Visão, Missão e Valores Página 05
1.2 - Previsões de demandas Página 06
1.3 - Processo de Produção Página 07
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO Página 10
MODELOS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS Página 15
1 – Sequenciamento Página 16
2 - Regras de Sequenciamento Página 16
SISTEMAS INTEGRADOS A GESTÃO – ERP Página 17
PRODUÇÃO, ESTOQUE E DEMANDA Página 18
CONCLUSÃO Página 23
BIBLIOGRAFIA Página 24
INTRODUÇÃO
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.
Primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.
A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.
Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
Projetar e produzir bens de consumo não é uma tarefa fácil, a dificuldade de produzir produtos com qualidade, baixo custo, que tenham aceitação no mercado e atendam as necessidades dos consumidores, é um grande desafio. No âmbito da administração da produção e operações, este processo é realizado através de um Plano de Produção, que é um elemento decisivo na estratégia das empresas, o qual será apresentado no decorrer do trabalho.
A empresa escolhida para desenvolver o plano de produção foi á fábrica de bijuterias Gladys Bijoux com o propósito de fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram de forma que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais- IBGM existe no Brasil cerca de três mil empresas no ramo de bijuterias, entre micro e pequenas, formais e informais. E se tratando de bijuterias folheadas (revestidas com folhas de ouro ou prata), há três grandes polos de produção: Limeira (SP), Guaporé (RS) e Cariri (CE).
Com base nos dados citados, e por se tratar de um mercado abrangente e em crescimento foi criada uma empresa de médio porte de bijuterias, tendo como sócios: Cicera S Oliveira, Francisco P. Melo, Naiany A. Silva e Sônia E. Timóteo, cuja razão social: Gladys Bijoux Indústria e Comercio de Bijuterias Ltda. sediada em São Paulo, SP - Brasil à Av. Nove de Julho, 952 – Centro CEP: 01312-000. Inscrita no CNPJ nº 123456789/0001–01.
Esta empresa com filiais, localizada na cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do sul, e nos estados de Mato Grosso e Rondônia, é uma empresa de médio porte.
A Indústria Gladys Bijoux é uma empresa brasileira (Paulista) que confecciona acessórios femininos. Uma das prioridades da empresa são inovação e qualidade na elaboração dos seus produtos, trabalha com peças exclusivas e requintadas, para isso, o cuidado na confecção dos produtos começa desde a escolha das matérias primas, o designer, a embalagem, até a distribuição das peças, tudo para garantir a qualidade do produto acabado. São comercializados brincos, colares, pulseiras e anéis.
O sistema de distribuição adotada pela empresa é Atacadista, ou seja, trabalha com vendas em grandes quantidades (para serem revendidas). O atacado deve ser entendido sob o ponto de vista de contribuição prestada e, portanto, importante no processo de distribuição.
O canal é o ponto de contato mais comum entre o produtor e seu mercado, e sua administração é cara e delicada. Existem dois tipos de canais: o direto e o indireto. A empresa Gladys Bijoux trabalha com o canal direto, já que o próprio produtor se encarrega do contato com o seu mercado potencial, através de meios de comunicação pessoal ou impessoal. Isso gera uma possibilidade de exercer um maior grau de influência e controle sobre a venda e tudo o que a acompanha, desde o uso de materiais promocionais até a política de preços.
...