Adminstração
Por: m4r14 • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 156 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho será apresentando os seguintes desenvolvimentos, referente as organizações, pois compostas não só por pessoas, mas por recursos não humanos, como a tecnologia, recursos financeiros, além de estruturas físicas. Fenômenos econômicos e sociais estão estruturando o ambiente de negócios, tornando-o cada vez mais complexo. Atualmente vivemos em uma sociedade composta por várias organizações.
A finalidade de desenvolver este trabalho é aprimorar os conhecimentos adquiridos no segundo semestre, tornando a teoria mais tangível, podendo ser mais compreendida, aplicando seus pontos fortes e fracos, seus pós e seus contras. O presente trabalho será constituído por seis subtítulos, os quais serão apresentados a seguir.
No subtítulo de número 2.1 serão apresentados os princípios de fordismo, onde será demonstrados seu crescimento, sua nova invenção e seu grande mérito a combinação de métodos.
No subtítulo de número 2.1.1 será apresentado o trabalho informal, onde nos dias de hoje, os trabalhadores não tem um vinculo empregatício, com isso o trabalhador depende de si mesmo para sobreviver, onde não traz benefícios algum ao governo.
No próximo subtítulo, de número 2.2, as empresas se encontram mais flexíveis, com isso os trabalhadores sentem mais satisfação em trabalhar, ao contrario dos séculos anteriores que o trabalhador era tratado como escravo. No McDonald’s é exemplo das empresas atuais, pois eles pensam no bem estar tanto do seu funcionário como o do cliente, proporcionando um ambiente seguro e saudável.
No subtítulo de número 2.3 é apresentado os conceitos da ideologia de Marx. No qual é equivalente há uma ilusão, falsa consciência, onde a as ideias aparecem como uma maquina real da vida. Através da ideologia são produzidas lógicas de identificação social.
A Tecnologia da Informação e da Comunicação será representada no subtítulo 2.4, constatando que os processos desenvolvidos nas empresas são alterados. Ao desenvolver novas tecnologias da informação, e a adequação das pessoas para se adaptar com as tecnologias avançadas.
No subtítulo de número 2.4.4, constata que as escolas são principais alternativas para o desenvolvimento e formação de cidadãos. Pessoas em busca de perfil que conduza para sociedade moderna, com novas exigências na comunicação entre o individual, o social e o grupal.
2 DESENVOLVIMENTO
Henry Ford foi um entusiasta e seguidor dos princípios da Administração Científica. Seu grande mérito foi realizar a combinação de métodos para a produção de automóveis, o que mais tarde foi conhecido como Fordismo.
O Fordismo se define como racionalização da produção, onde é proporcionando a linha de montagem, permitindo a produção em série. Uma das características era que o trabalho era entregue ao operário em vez, desse ir buscá-lo, fazendo assim, à eliminação do trabalho inútil.
2.1 PRINCÍPIOS DO FORDISMO
Os princípios do Fordismo foram utilizados não só nos Estados Unidos, como no mundo tornado se uma das bases da organização do processo da produção por muito tempo, com isso modificadas mantendo se até hoje em muitos países.
Para obter um esquema caracterizado pela aceleração de produção por meio do trabalho ritmado, econômico e coordenado, Ford seguiu três princípios básicos:
Princípio da Intensificação: Reduzir o tempo de duração com emprego imediato dos equipamentos da matéria – prima e rápida colocação de produtos no mercado.
Princípio da Economicidade: Consiste em reduzir o volume de estoque de matéria – prima em transformação. Com isso conseguiu que o automóvel estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias primas e d salário.
Princípio da Produtividade: Consiste em aumentar a capacidade do trabalhador, por meio da especialização da linha de montagem. O trabalhador ganha mais e a empresa tem maior produção.
2.1.1 Trabalho Informal na Sociedade
No trabalho informal, o mesmo que não possui vinculo empregatício, sendo um trabalho para sobrevivência a espera de uma oportunidade formal. Pessoas que trabalham dessa forma talvez as que mais apresentam os princípios de Ford, como os motoboys. Se não trabalharem não ganham, se não forem ágeis não recebem pelo seu trabalho, e se investirem muito na matéria prima não terão como sobreviver.
O trabalho informal muitas vezes associados a uma pior qualidade de vida, o que podemos dizer que não é verdade, é caracterizado por uma maior flexibilidade de negociação entre contratante e contratado, com isso maximizando a falta de pagamento dos direitos trabalhistas.
Este trabalho não tem benefícios para o governo e para o trabalhador, com isso os impostos referentes a esse tipo de trabalho tem um valor muito auto, portanto, geram uma grande diminuição de impostos para o governo.
2.2 HOMEM E TRABALHO
Atualmente houve uma grande evolução no que consiste a estrutura da organização, com isso as expectativas e satisfações dos trabalhadores aumentaram, isso se contrapõem ao sofrimento que existia nos séculos anteriores. Quando os trabalhadores eram praticamente escravizados e não tinham estimulo para realizar suas tarefas que em nenhum momento eram reconhecidas.
Ao longo da história humana nem sempre o trabalho foi atribuído com a mesma relevância que é lhe conferida atualmente. O trabalho nem sempre foi encarado como um privilégio tão pouco realizado na intensidade e com as mesmas finalidades de hoje em dia.
Analisando o percurso histórico do trabalho, apontamos três principais momentos na transformação do seu sentido, do seu valor e da sua importância.
O primeiro momento é identificado dentro do período antigo, o trabalho era estendido como castigo, sendo considerado um obstáculo ao cultivo dos valores sociais que realmente importavam durante o período.
No inicio do segundo momento consiste na emergência da sociedade industrial. O homem abandona a dependência da natureza e parte para domina-la.
Já o terceiro momento o trabalho mantem-se, como fator de grande relevância na renda e desenvolvimento de valores sociais e individuais, ou seja, o trabalho torna-se fragmentado, enfraquecido.
...