Affafaffff afffff faaffff
Por: Alexandre Torres • 22/5/2015 • Monografia • 431 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
“Cultura Indígena e seus Rituais”
A cultura indígena de modo geral, apresenta-nos peculiaridades muito interessantes e características constitutivas variadas, inclusos hábitos, costumes e línguas diversas.
Em especifico como mostra o filme, conhecemos a tribo dos Waldani, um povo conhecido por sua violência lendária, que habitava a floresta tropical. Donos de um dialeto próprio e pouco conhecido, suas atividades de subsistência consistiam na caça e pesca, revelando-se um povo seminômade, já que mudavam de habitat sempre que acreditavam ter explorado ao máximo aquela região, ou sob ataques de grupos inimigos e presença de “estrangeiros canibais” (como missionários cristãos- por exemplo).
Mais da metade dos Waldani morreram pelas mãos de outros Waldani, concretizando um ciclo sangrento de vinganças, que quase os levou à beira da extinção. Cabe a nós entender que essa rivalidade interna brutal que discorre dentro do mesmo grupo étnico, vai muito além da luta pela sobrevivência ou disputa de aspectos territoriais, e ocorre sim por conta da concorrência pela liderança, e autonomia sobre os grupos da tribo; como exemplo disso dar-se o fato de que para eles, aquele que matasse o líder seria instituído o novo líder, assim também como aquele cujo a vida foi poupada propositalmente durante os massacres, passaria a pertencer ao grupo vitorioso, sendo na maioria dos casos mulheres direcionadas para o preparo de bebidas e outros afazeres.
É interessante ressaltar também as muitas particularidades desta tribo, como por exemplo: os ritos e crenças pagãs por eles propagadas de gerações em gerações. Eles Acreditavam em rixis: espíritos de animais que ao serem mortos tornavam-se amigos e protetores; e acreditavam também segundo lendas, em uma espécie de experiência sobrenatural na qual um indivíduo “especial” presenciava uma passagem mediante a morte, e que eles chamavam de “pular a grande jiboia”.
Em seus rituais apresentados detectamos a discrepância quanto a forma de demonstrarem lealdade ou sentimento, em vida ou morte, comparados a nós. Era comum dos Waldani que o pai em seu leito de morte requeresse que seu filho primogênito fosse enterrado vivo junto de si, como forma de afeição, haja vista que para eles era crucial enterrar as pessoas desfalecidas, para que seus espíritos assim pudessem descansar. Outro habito comum seria que o filho mais velho, sob circunstancias de morte premeditada do pai, deve-se vingar tal ato como sinônimo de respeito e honra para sua família.
Por fim, pode-se concluir a partir dos relatos de suas práticas, que essa tribo Waldani era defensora de muitos costumes enraizados, assim como detentora de uma cultura fortemente trabalhada, através de anos de fidelidade aos hábitos antepassados, e zelo pela autenticidade da identidade selvagem de seu povo.
...