Amortização
Por: Natália Cardoso • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
MATÉRIA DA PROVA
Análise horizontal e vertical
Políticas Públicas
Inflação/ Globalização
Classificação de Risco
Plano Real
Políticas Publicas → segurança pública, defesa externa, educação e meio ambiente.
São conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução de problemas da sociedade. São as totalidades de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais e municipais) traçam para alcançar o bem estar da sociedade e o interesse publico. Os chamados atores estatais e atores privados, oriundos dos governos e da sociedade, respectivamente, são os primeiros políticos e funcionários públicos.
Os atores privados não possuem vínculo direto com a estrutura administrativa do estado.
Exemplo:
- Imprensa
- Centros de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Entidades de Representação Empresarial
- Sindicatos
Inflação
Queda de valores do mercado ou poder de compra do dinheiro. Provoca diversas distorções na economia, desestimula a produção e a poupança.
Processos Inflacionários:
1 – INFLAÇÃO PREMATURA → gerada pelo aumento de preços sem que o pleno emprego seja atendido.
2 – INFLAÇÃO REPRIMIDA → gerada pelo congelamento de preços pelo Governo
3 – INFLAÇÃO DE CUSTOS → gerado pelo aumento dos custos de produção
4 – INFLAÇÃO INICIAL → circulo vicioso de elevação de preços e taxas e contratos com base de índices passados.
5 – INFLAÇÃO DE EXPECTATIVA → aumento de preços, provocado por projeções dos agentes econômicos sobre a inflação.
6 – HIPER-INFLAÇÃO ou CIRANDA → inflação fora de controle interfere fortemente no funcionamento da economia, prejudicando sua capacidade real de oferta de bens
Com o crescente processo de Globalização muitas empresas brasileiras têm sido adquiridas por multinacionais com maior poder econômico e amplo acesso aos mercados financeiros internacionais.
Nos cenários dos negócios Globalizados, a crescente concorrência internacional tem levado empresas Brasileiras a alongarem seus prazos médio de vendas e por conseguinte, a buscaram fontes de financiamento compatíveis.
Classificação de Risco
De modo geral, apenas as grandes companhias têm classificação de risco no país, é uma dificuldade adicional do Mercado Financeiro, pois, sem essa classificação que daria maior transferência de suas condições econômicas e financeiras, as Instituições Financeiras tendem a cobrar maiores taxas de riscos de seus financiamentos.
Visando superar essa deficiência, os bancos criaram um sistema de informações de crédito chamado SERASA. Hoje a SERASA é uma das maiores empresas em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, atuando com cobertura Nacional e Internacional.
A classificação de risco é um serviço que deverá ser cada vez mais solicitado pelo Mercado, pois permite melhorar a gestão de risco na concessão de crédito.
Banco Central do Brasil
O BACEN tem como missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do Sistema Financeiro nacional. O Banco Central foi criado pela lei 4595 de 1964, chamada lei de Reforma Financeira.
...