Analise de Investimento
Por: tianesouza13 • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Conceito de Investimentos
Investimento, significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações,máquinas,transportes, infraestrutura) ou seja,em bens de capital.O investimento produtivo ser realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos igual à taxa de juros ou quando investido.
Ex: O proprietário de uma empresa ao constitui-lá,utiliza os recursos gastos em outras opções,em equipamentos,instalações,com treinamento,na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa.
As formas de Investimentos
Se dividem em 3(três) grandes categorias:
1. Investimento Públicos - é um investimento realizado sem expectativas de retorno de montante investido.Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda e bem estar social.
Ex: Construções de hospitais públicos,escolas públicas,rede de saneamento básico.
2. Investimentos Privados - são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetários aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Ex: Fábricas particulares,shopping center,lojas de varejo.
3. Investimentos Mistos - são rescursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Ex: Petróbras,Banco do Brasil
A Importância do Investimento para as Organizações
Um fluxo contínuo de investimentos é que faz a economia de um país crescer, por isso investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações. A lógica dessa afirmação, é que a economia só cresce om o aumento da produção, o que é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas como as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, não podendo produzir mais do que sua capacidade permite, o aumento do PIB só será possível com o aumento das unidades produtivas através dos investimentos, fundamentais para as organizações.Podendo ser em 2(dois) aspectos:
1. Expansão das organizações - tem como objetivo as organizações privadas que visa o crescimento e o retorno monetário,pois quando a empresa está em fase de expansão, o fluxo de investimento tem que ser ainda maior.
2. Reposição do capital - organizações precisam de um fluxo de investimento,para repor o desgate que venha ocorrer com as máquinas e equipamentos,pois com o tempo só as manutenções não adiantarão mais,e deverá ocorrer a reposição para não comprometera sobrevivência da organização.
O Mercado Financeiro e as Principais Formas de Aplicação no Brasil
Mercado Financeiro é o conjunto de instituições e operações com fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos,ou seja, é um mercado de quem empresta e de quem toma empréstimos.
As principais formas de aplicação no Brasil são:
. CDB - são certificado de depósitos bancários é emitidos por uma instituição financeira pública ou privada.
. Cadeneta de poupança - é uma de investimento de baixo risco cujo funcionamento é regido por regras específicas estabelecidas pelo Governo para depósitos de poupança.Os depósitos tem liquidez diária e sofrem remunerações mensais e atualmente sua rentabilidade depende da taxa Selic.
...