Analise de Investimento
Por: crisgtc24 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.975 Palavras (28 Páginas) • 139 Visualizações
ANHANGUERA [pic 1] |
Analise de Investimento |
Administração |
Prof. Me Jefferson Dias |
11/04/2015 |
Patrícia Barros RA 1299331167 Jessica Guilherme RA 1299262863 Zanadréa Estouco RA 429685 Alex Silva RA 421583 Cristiane Ribeiro RA 417507 // Jaine Gonçalves Oliveira RA 1299111970 |
Sumário
Analise de Investimentos
1- Introdução
1.1 Planilha de Demonstrações
2-Capitulo 1
2.1 Descrições do Investimento
3- Capitulo 2
3.1 Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante
4 Capitulo 3
4.1 Métodos para Avaliação de Investimentos
5 Capitulo 4
5.1 O Efeito da Inflação na Analise de Investimento
6- CAPÍTULO 5
6.1 O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO
7 Conclusão
8 Bibliografia
Analise de Investimentos
Introdução
Essa ATPS teve como finalidade elaborar um Projeto de Investimento em um negocio com o intuito de demostrar o aprendizado na matéria Analise de investimento.
Com ele adquirimos a competência necessária para a avaliação e criação de projetos e negócios empresariais.
Entendendo, então, a importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Apresentaremos ao longo deste trabalho o projeto de investimento, que consiste na abertura da Loja PJA Calçados, analisando sua viabilidade econômica por meio das diferentes técnicas de análise de investimentos. Discorreremos ainda sobre as características do projeto, além de conceitos e importância, entre outras informações relevantes sobre o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, bem como do imposto de renda e da depreciação.
1.1 Planilha de Demonstrações
2-Capitulo 1
2.1 Descrições do Investimento
Os tipos de investimentos podem ser de diversos tipos, mas geralmente se dividem em três grandes categorias, que são elas: investimentos públicos: em geral esse não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.
Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Ele tem por objetivo tanto gerar bem estar para a sociedade quanto ao retorno monetário.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno – TIR.
Playback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.
Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se igualam as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.
Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramente complementar à análise.
Depois de feita uma analise de tipos de investimentos, decidimos montar investimento privado, no setor de comercio.
No inicio das atividades será uma empresa de pequeno porte, enquadrada dentro do Simples nacional. Com o intuito de crescimento no decorrer dos anos.
...