Analise de investimento
Por: eduardobarreto • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
Etapa 1 Passo1
Conceito de Investimento
Pode ser considerado investimento o emprego de algum recurso na perspectiva de ganhar algum retorno em cima dele. Normalmente o recurso mais utilizado é o dinheiro, mas também podem ser títulos, tempo, esforço. No nosso cotidiano se deparamos com várias situações que também podem ser considerados investimentos, tais como: a compra de um de um carro, a compra de uma casa, a aplicação de dinheiro na poupança ou em outra aplicação financeira, cursar uma faculdade, abrir uma empresa entre outras.
Na economia investimento é aplicar o recurso disponível a fim de receber no futuro um retorno superior ao que foi aplicado.
Tipos de Investimentos
Basicamente existem três tipos de investimentos relacionados à sua origem. São eles:
Investimentos públicos: é quando o governo público sede recursos para proporcionar o bem-estar da sociedade. Estes investimentos não têm por finalidade o retorno de dinheiro para os cofres públicos. São investimentos públicos a construção de escolas, hospitais, estradas entre outros.
Investimentos privados: é quando pessoas de direito privado física ou jurídica investem seus recursos com a intenção de receber retornos superiores ao que foi investido. São investimento privados: lojas, fabricas, indústrias entre outras.
Investimentos mistos: é quando o governo público juntamente com pessoas de direito privados sedem recursos para investimentos que trarão tanto retorno financeiro como retorno para a sociedade. São eles: obras de mobilidade, bancos entre outros.
Principais Aplicações Financeiras
As aplicações financeiras no Brasil são uma forma de investimento para empresas e pessoas físicas que possuem dinheiro sobrando, podendo assim aplicar este dinheiro no mercado financeiro e receber juros por esta aplicação.
As empresas que possuem um rendimento financeiro elevado são cautelosas com relação a essas aplicações, pois como temos uma alta taxa de juros no Brasil, isso pode acarretar uma grande fonte de receita à empresa.
As principais aplicações financeiras são:
- Títulos públicos;
- Fundos de investimento;
- Ações de empresas;
- Debêntures;
- caderneta de poupança;
- CDB.
Classificamos estes investimentos como renda fixa ou de renda variável, ou pode ser um misto das duas rendas.
Renda fixa
São investimentos que não terão a perda do dinheiro que foi investido no inicio. Os juros podem não ser fixos, sendo assim podem ser pré ou pós-fixados:
- Aplicações pré-fixadas: no momento que é contratada a aplicação financeira já é determinada a taxa de juros. Geralmente essa taxa é mensal, por exemplo, 4% ao mês:
- Aplicações pós-fixadas: a taxa de juros é alinhada após determinado tempo, e é associada a algum indicador como a taxa Selic e a CDI.
Renda variável
São investimentos aonde pode acontecer à perda do dinheiro investido no inicio e também haver perda de juros ou ganhos. Sendo uma aplicação que se pode correr riscos.
Etapa 1 Passo 3
Definimos que o negócio que pretendemos trabalhar será uma confeitaria que produzira exclusivamente bolos solicitados via internet.
A empresa atenderá o publico em geral, da região metropolitana de Porto Alegre, através de um sistema online e automático, onde o cliente poderá montar o seu próprio bolo pela internet, através de um software que lhe permitira escolher e montar seu produto, entre os diversos tipos de recheios, coberturas, sabores, etc. As opções irão desde pequenos bolos individuais, até grandes bolos de aniversário, e todos eles serão confeccionados de acordo com os desejos do cliente.
...