Analise de investimentos
Por: silviaoide • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Atps de Análise de investimentos
Passo1
Tipos de investimentos
Investimentos em termos econômicos é um capital que se aplica com intuito de obter rendimentos a prazo.
Para investir é necessário a renuncia de recursos no presente, para colher frutos no futuro.
As empresas necessitam investir constantemente, para seu melhor desempenho e funcionamento. Outros investimentos são feitos visando a obtenção de lucros em longo prazo.
No inicio esses investimentos irão constituir despesas para empresa, porem essa despesa ira gerar renda no futuro através do aumento de produção.
Um investimento se analisa res variáveis: o rendimento esperado, o risco aceitado eo horizonte temporal.
Os investimentos se dividem em três grandes categorias:
a) Investimentos públicos- recurso disponibilizado pelos governos ou entidades publica visando o bem estar social, não geram retornos monetários. Ex: hospitais, creches, benefícios sociais.
b) Investimentos privados- são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores, esses geram empregos e tributos. Ex: lojas de varejo, shopping centers, prestação de serviços particulares etc.
c) Investimentos mistos- são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas, em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, o objetivo desse tipo de investimento é gerar tanto bem estar para sociedade quanto retorno monetário. Ex: Petrobras, Banco do Brasil.
Os investimentos são fundamentais tanto para economia do país quanto para as organizações. Somente o fluxo continuo de investimentos faz o país crescer.
As sobrevivências dos países e das organizações estão condicionadas ao volume de investimentos realizados pelos governos e empreendedores.
O investimento influencia a sobrevivência das empresas, que tem como objetivo crescer, e gerar retorno para o investidor, a única forma de ter esses dois resultados é investindo. Mesmo que a empresa não tenha intenção de investir é necessário um fluxo de investimento mínimo para repor o desgaste de equipamentos, se essa reposição não for realizada, acarretara em menor qualidade de produtos, crescendo assim a vantagem do concorrente e comprometendo sua existência.
O mercado oferece muitos tipos de investimentos, cabe ao administrador analisar quais são viáveis a empresas naquele momento.
Para isso ele deve fazer três considerações que influenciarão em suas decisões: a economia, a financeira e a do ambiente empresarial.
As considerações econômicas devem visar a rentabilidade e o risco do investimento escolhido.
As considerações financeiras devem observar a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.
As considerações de ambiente empresarial são difíceis de serem analisadas, pois não podem ser expressas em valores monetários, são aspectos políticos, ambientais, culturais e de meio ambiente, que influenciam a viabilidade do investimento.
Passo
...