Analise de investimentos
Por: Meyre Ellen Carvalho • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 256 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Selic é o acrônimo de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, sendo o depositário central dos títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. este sistema processa a emissão, o resgate e o pagamento de juros, além de custodiar os títulos. Assim, toda e qualquer operação feita com títulos públicos federais passa obrigatoriamente pelo Selic. Apesar destes títulos serem muitas vezes referenciados como “papéis”, na verdade, eles não são mais impressos, pois eles existem apenas na forma eletrônica (títulos escriturais).
Grosso modo, apenas instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central participam do Selic. Por conta disto, as operações realizadas pelas pessoas físicas no Tesouro Direto devem contar com a participação de um intermediário financeiro, normalmente uma corretora de títulos e valores mobiliários. A existência deste sistema de liquidação impede que compradores de títulos percam o seu dinheiro na eventualidade do vendedor não entregar os mesmos. Da mesma forma, o vendedor de títulos não corre o risco de entregá-los e não receber o dinheiro.
Como já descrito acima, a taxa Selic é a taxa média ponderada e ajustada de operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais. Sendo assim, trata-se de uma taxa definida pelo mercado e não pelo Banco Central. O que o COPOM (Comitê de Política Monetária), na verdade, determina é uma meta para a taxa Selic, a qual serve apenas para balizar as taxas praticadas pelo mercado. Eventualmente, a mesa de operações do mercado aberto do Banco Central pode entrar no mercado para garantir que a taxa diária fique próximo da meta.
...