TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise os deuses devem estar loucos

Por:   •  8/10/2016  •  Dissertação  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 3

Filme: Os Deuses devem estar loucos – James Uys

Atividade de Aprofundamento – Unidade II

Identificar as características de cada Cultura : Bosquímanos, Iswanos e a Sociedade Moderna.

Modo de vida, Organização Social, Habitat, Justiça, Economia, Política, Educação. 

Os bosquímanos são uma tribo africana que tem uma vida simples e feliz, vivem em grupos de 20 a 50 indivíduos. Vivem isolados no deserto de Kalahari e desconhecem a existência de outras culturas além da sua própria. São nômades, ou seja, não tem moradia fixa, pois dependem da natureza para prover alimentos e água, habitam o centro do território onde o caçador possa ir e voltar sem ser morto, onde tem um acampamento. O nome dessa área é Vedkös. Não há normas nem regras, como tudo se encontra na natureza, tudo é dividido e não existe sentimento de posse. No âmbito da política existem dois chefes, o mais velho e com maior sabedoria e o melhor caçador. Economicamente eles viviam apenas do que recolhiam através da caça e do que apanhavam frutos e tubérculos e a única divisão no trabalho é entre homens e mulheres, enquanto eles caçam e apanham frutos, elas cozinham e cuidam dos filhos. A cultura se transmite por via da oralidade e eles acreditam em deuses, portanto tudo que vem do céu é um presente dos deuses.

Os iswanos por influencia das atividades ecomônicas reorganizam socialmente em clãs segmentados, existem duas classes sociais distintas, os clãs aristocráticos e os clãs não aristocráticos, eles se distinguem pelas riquezas de territórios, onde fez aumentar a diferença social de cada clã. Apesar de se organizarem em clãs o casamento só é permitido entre indivíduos de clãs diferentes. E com a idade do ferro e ensino da religião surge uma nova classe social privilegiada, os sacerdotes e os ferreiros. É uma comunidade que já desenvolvem atividades agrícolas e criação de animais, a domesticação de plantas e animais faz com que fiquem junto de casa. A justiça é regida por policiais e juízes, onde existem leis provenientes da cultura ocidental, na política são os mais velhos os ferreiros e os sacerdotes que mandam e tem o poder e autoridade para dirigir a família. Não são totalmente dependentes da natureza, porque começaram a tansforma-la, possibilitando fazerem reservas de alimentos. Existe a divisão do trabalho entre homens e mulheres, eles trabalham na pecuária e por isso, passam a maior parte do tempo a descansar, enquanto elas limpam o curral, ordenham as vacas, etc. Surge a obrigação de se pagar impostos. Os iswanos tem educação primária, escrita e leitura, e com a chegada da professora adquirem conhecimento de outras culturas. Na religião a uma tentativa de evangelização, impondo nossos costumes nessa cultura.

A sociedade moderna (a nossa atualmente) recusou a se adaptar ao meio e usa a tecnologia à sua disposição para viver, as ações são em função do tempo (o que causa stress), temos meios que facilitam a locomoção, e temos que nos adaptar e readaptar em meios que criamos sendo eles domésticos, trabalho, etc. Vivemos em grande maioria em núcleos familiares (pai, mãe, filhos), em aglomerados de casas e infra-estruturas que desejamos, ou necessitamos. Somos orientados por regras, leis, que se não forem cumpridas seremos punidos. Politicamente temos representantes que devem interceder pela necessidade da população. Vivemos em um mundo capitalista onde é necessário dinheiro para termos algo. Passamos de 10 a 15 anos para aprender a sobreviver no nosso meio e cada pessoa tem suas crenças e fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com