As Organizações e da Administração
Por: Jctn • 27/4/2024 • Trabalho acadêmico • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 29 Visualizações
ALUNO: JULIO CESAR TRIVILIN NUNES
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO T15
QUESTÃO CENTRAL ATIVIDADE MÓDULO 01
DATA DE ENTREGA: 10/03/2024
DATA DA PRODUÇÃO: 02/03/2024
Neste primeiro módulo foi nos apresentado os conceitos de Organizações e da Administração. Neste estudo, utilizei o livro INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO de ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO e a apostila do professor Bernardo Fajardo. Diante desses estudos entendo por Organização todo conjunto de pessoas que buscam atender as necessidades humanas, podendo a organização ser governamental, empresarial ou do terceiro setor, como ONGs.
As Organizações com seus recursos buscam realizar objetivos para atender o propósito para a qual foram criadas. Para isto, elas têm seus processos de produção e suas divisões estruturais bem definidas. Desta forma, para chegar ao resultado que elas objetivam é necessário para todas as Organizações uma Administração.
Entrando na área da Administração, verifiquei pelos estudos, que esta é a delegação dos trabalhos dos membros e a organização dos recursos de forma efetiva para alcançar os objetivos da Organização. A Administração busca eficácia e eficiência para a Organização, sendo a primeira a busca pelo melhor resultado para o objetivo e o segundo a melhor produção com o menor recurso. Portanto, a Administração deve, por meio de ações e tomada de decisões, buscar a melhor forma para a organização chegar ao seu objetivo, manejando os recursos disponíveis de forma eficiente e eficaz.
Diante destes entendimentos, analisarei o contexto atual das organizações. As organizações estão hoje em um processo acelerado de mudança, processo esse que não permite ao administrador se acomodar em sua já habitual forma de gestão. Este processo acelerado existente hoje se dá por vários fatores, sendo alguns:
- o surgimento de novas tecnologias, constantemente vemos criações que mudam as formas de produção e o uso dos recursos das organizações, essas tecnologias auxiliam na busca pela eficácia e eficiência das empresas. Porém, se o administrador não souber utiliza-las tende a se perder e obter o resultado contrário para o qual a tecnologia fora proposta;
- concorrência em crescimento, o aumento da competitividade no mercado, mais organizações em busca de um mesmo objetivo. Com o mundo globalizado e o surgimento da internet fez com que o mundo inteiro se torne concorrente, de forma fácil as pessoas conseguem encontrar o que demandam apenas com uma pesquisa e antes o que era dominado por uma Organização da região se torna aberto a qualquer outra. Um exemplo prático é a shopee, que tomou grande parte do mercado da moda por meio da internet, antes dominado pelos varejos locais;
- mudanças políticas e culturais, as organizações tem que se atualizar para as mudanças globais, sendo políticas, como as crescentes tensões mundiais que geram aumentos nos custos de produção por vários fatores, ou culturais, com a chegada das novas gerações ao consumo e ao mercado de trabalho, geração acostumada a tecnologia, com mais ambição e exigência, mas também com falhas, como cresceram com facilidades para encontrar conteúdos e informações tem mais dificuldades em obedecer hierarquias por acharem que sabem de tudo, fora a dificuldade com foco, e a vontade de estar o tempo todo conectados as redes sociais;
- um mundo pós pandemia que ainda reflete firmemente nos resultados das organizações, esta deixou várias sequelas, seja pelo tempo de Lockdown que paralisou varias organizações e pelas várias mortes que afetaram a mão de obra das mesmas, o mundo ruiu economicamente e fez praticamente todas organizações a passarem dificuldades financeiras, que até hoje ainda se recuperam.
Diante de todos esses desafios apresentados no mundo atual das organizações, os Administradores tem que estar constantemente atualizados e buscando as melhores formas de não perderem eficiência e eficácia das suas organizações. E para isto, eles têm que seguir algumas diretrizes para manter a organização em busca do objetivo:
- melhora do PLANEJAMENTO, segundo o livro do Maximiano (2012), tem a ver com administrar as relações com o futuro, as decisões do gestor têm de agir hoje pensando no futuro da organização. Este planejamento tem que passar por todas as etapas da produção da organização, desde o planejamento financeiro, procurando diminuir custos da produção, até a forma com qual a organização vai levar seu objetivo ao usuário. Diante dos desafios vistos, o planejamento do gestor para sua organização deve estar sempre em estudo, visando o uso de novas tecnologias para melhorar sua produção, bem como em avaliação da sua concorrência para não ficar para trás e sempre em estudo do momento politico e cultural mundial, pois estes refletem rapidamente no planejamento da empresa;
- outro fator que deve ser analisado pelo administrador para superar momentos de crise é sua LIDERANÇA, pois por meio dela que a organização chegará à realização dos seus objetivos. Ainda mais com a chegada de uma nova cultura ao mercado de trabalho, o gestor deve estar o tempo todo em busca de melhorias na sua liderança, por meio da motivação, da comunicação e do treinamento para seu pessoal, tentando extrair o melhor de todos os seus comandados. Pois a base dos recursos da organização, segundo Maximiano (2012), são as pessoas. Estas que irão utilizar os demais recursos da organização para leva-la ao seu objetivo. Portanto, o gestor deve estar sempre trabalhando sua liderança para que consiga chegar ao melhor resultado e supere dificuldades com sua equipe, uma equipe sem um bom líder não consegue um bom resultado;
- o gestor tem que estar em constante avaliação do CONTROLE da sua organização, sempre atento se as atividades realizadas pela organização estão de acordo com o planejamento, para assegurar a realização do objetivo. Tem que estar o tempo todo avaliando o mercado, em busca de oportunidades e analisando seus recursos, pois se o seu planejamento não estiver sendo efetivo, o gestor deve com seu controle modificar, se necessário, o planejamento para que a organização consiga manter a eficácia e eficiência na busca de seu objetivo.
Diante dessas análises, conclui-se que o administrador deve estar em constante evolução dos seus meios para que a organização continue nos trilhos e em busca da melhor eficiência e eficácia para a realização dos seus objetivos em meio as mudanças e desafios que se apresentam no contexto atual das organizações.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FAJARDO. Bernardo. Apostila Fundamentos da Administração. FGV, 2024.
MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à Administração, 8ª edição.: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 9788522475872. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522475872/. Acesso em: 02 mar. 2024.
...