Atividade de Aprofundamento - Empreendedorismo
Por: 15287475 • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo que é praticada por funcionários/colaboradores de uma empresa. Os intraempreendedores são aqueles colaboradores que possuem capacidade analítica diferenciada e buscam, constantemente, oportunidades para as empresas nas quais trabalham.
Como primeiro exemplo de profissionais que são intraempreendedores podemos citar o Paul Buchheit, o criador do gmail, em 2004, que em apenas um dia possibilitou ao google a exploração de uma nova área ainda não explorada, a publicidade em e-mail. Hoje podemos dizer que o google é um dos lugares mais almejados para se trabalhar. O ambiente organizacional descontraído, criteriosos processos seletivos, incontáveis soluções digitais, apps, gadgets e etc. são somente alguns dos traços tão importantes que a empresa tem para nos deixar encantados. Tudo faz parte de uma cultura intraempreendedora, onde a mesma estimula os funcionários a criarem soluções fundamentadas no que eles enxergam como novos caminhos para que a empresa possa criar mais resultado financeiro. Uma atividade que mostra o quanto o intraempreendedorismo é estimulado no google é a doutrina dos 20%, a mesma defende o ócio criativo, incluindo permitir que os funcionários se dediquem a projetos pessoais durante o expediente.
Outro exemplo que podemos citar é o Timothy Donald Cook, mais conhecido como Tim Cook, ele era o responsável por toda a estratégia de vendas da companhia em âmbito global, respondia diretamente para o então CEO Steve Jobs. Entre suas atribuições estava a operação geral da Apple no que tange aos fornecedores, serviços e suporte nos mais diversos mercados. Tim sempre foi visto como o homem dos negócios dentro da Apple. Nos keynotes da empresa, aparecia como profissional centrado que apresenta aquele determinado produto que foi designado para ele e sai do palco, dando lugar para que Steve Jobs continuasse o show. Nos bastidores, é calculista ao traçar as estratégias da empresa. Cook foi responsável pela maior parte das operações diárias, da Apple, enquanto Jobs ficou a cargo apenas das decisões mais importantes. Em 24 de agosto de 2011, foi convidado a ser o próximo CEO da Apple por Steve, depois de este renunciar ao cargo. Foi graças as suas atitudes intraempreendedoras que, em 2011, Tim Cook ocupou o cargo que antes era ocupado por Jobs. Sua principal responsabilidade é a gestão diária das operações da empresa.
Enfim é fundamental ter em mente que para lucrarmos, é preciso ter ousadia, habilidade, criatividade, dedicação, comprometimento, criar oportunidades dentro da empresa, dar poderes aos colaboradores.
...