Atps de Contabilidade Geral
Por: Dplink • 8/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.948 Palavras (8 Páginas) • 163 Visualizações
Etapa 1
Lauda 1. Livro Diário
É um livro contábil de preenchimento obrigatório exibido por lei e de maior importância, que são lançadas as operações diárias de uma determinada empresa. Nele são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas que são os totais de débitos e créditos e que deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada sempre antes da conta crédito.
As sua principal característica é: Obrigatório, Cronológico e fundamental ao processo contábil. O livro diário tradicional pode ser substituído por fichas contínuas, em forma de sanfona soltas ou avulsas. Assim a adoção desse sistema não inclui a empresa de obediência aos requisitos intrínsecos previsto na lei fiscal e comercial para o livro diário. As empresas que utilizam as fichas são totalmente obrigadas a adotas o livro próprio para a inscrição das demonstrações financeiras e em resumo o diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa, sendo assim é necessário que ele atenda determinada exigência e preencha certas formalidades de acordo com isso estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior, formalidades extrínsecas ou formalidades intrínsecas.
Nas Formalidades extrínsecas o livro diário deve ser: Encadernado.
Ter suas folhas numeradas tipograficamente.
No caso de ser uma empresa, deverá ser autenticada pelas juntas comerciais ou repartições encarregadas do registro do comércio e se for sociedade simples ou entidade sem fins lucrativos, deverá ser autenticada no cartório de registro civil das pessoas jurídicas.
Têm também que conter termo de abertura e de encerramento na primeira e última página, respectivamente e devidamente preenchidos e autenticados.
Assim os termos de abertura tem finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou nome da sociedade a que se pertence, o loca da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no órgão de registro estipulado e o número de registro no cadastro nacional de pessoas jurídicas.
Já o termo de encerramento indica o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, número de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil.
O método das partidas dobradas ou método veneziano é o sistema padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras, as suas premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa são melhores representadas por diversas variáveis, chamada contas em cada uma reflete um aspecto em particular do negócio com um valor monetário. Assim cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. Quanto ao débito e crédito a razão é muito simples, como patrimônio da entidade pertence ás pessoas físicas, que representa o patrimônio líquido e passivo, assim os ativos passam a serem devedores para com estes proprietários que são os credores desse patrimônio.
A ideia do método foi desenvolvida quando criou a conta capital, assim a primeira transação financeira da entidade que colocou dinheiro nas contas da mesma pelos sócios, que se escritura assim:
Débito: conta caixa (ativo)
Crédito: conta capital (patrimônio líquido ou passivo não exigível)
Lauda 2. Livro caixa
No livro caixa, registram-se todos os recebimentos e pagamentos efetuados de uma forma cronológica, onde contém os registros dos autônomo ou profissional liberal. Essas despesas as quantias despendidas na aquisição de bens próprios para o consumo, tais como material de escritório e de conservação de limpeza e de produtos de qualquer natureza usados e consumidos nos tratamentos reparados, conservados e integralmente dedutíveis no livro caixa, quando realizadas no ano-calendário.
O livro caixa é na maior parte das vezes adotada pela tesouraria da empresa, o departamento responsável pela execução dos recebimentos das receitas e pagamentos de empresas ou de qualquer outra entidade ou sem fins lucrativos. E com isso as anotações devem ser metódicas, diárias e bem detalhadas, sendo assim não devem ser anotados rendimentos futuros, aquelas notas que ainda não compensaram e nem os cheques pré-datados. Por que todas as notas fiscais e comprovantes de pagamento devem ser guardadas, pois sãos eles que ajudarão a preencher o livro caixa corretamente, sendo de gastos de energia elétrica, material de limpeza, aluguel, telefone, água etc..
Assim também o Balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos, os saldos de débitos que são devedores e os de créditos que são credores. Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a contabilidade de uma empresa em um dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, como por exemplo, as demonstrações do resultado do exercício e no balanço patrimonial. No balancete as contas de resultados com saldo remanescente também devem ser inseridas no balancete, caso existam. Já neste caso supõe-se que antes da elaboração do demonstrativo as contas foram apuradas na (DRE) e agora elas integram a conta de lucro ou prejuízo acumulado.
Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte para os gestores visualizarem a situação da empresa diante dos saldos mensurados, pois é um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.
Em outras palavras o balancete é um relatório contábil, no qual são relacionadas todas as contas movimentadas no livro razão e que apresentem saldo diferente de zero no dia de sua elaboração. Entretanto, este instrumento embora seja muito útil, ele não pode detectar todos os erros que possam existir, mas ele auxiliará na tomada de decisão, dado a inconveniência de se levantar o balanço em período muito curto.
Os fatores contábeis ou administrativos que têm por efeito a alteração da composição do patrimônio sejam em aspecto qualitativo ou quantitativo.
De uma forma geral, envolve os registros de todos os acontecimentos relacionados com a gestão da entidade, inclusive os que não são relacionados com modificação qualitativos e quantitativas de forma especificam, visa os registros de fatos contábeis. Todos os eventos que ocorrem na empresa se tornar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do patrimônio líquido da empresa.
...