Ava Aula 3
Por: vvillasboas • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 520 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Nome | Vinicius Vilas Boas de Souza |
RA | 3724688930 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Através deste trabalho vamos abordar o assunto: Existe uma profissão correta para cada um?
Será discorrido sobre os impactos para o funcionário e para a empresa, que podem ocorrer quando um profissional trabalha em uma organização cujas crenças e valores são distintos dos seus próprios.
Vamos usar como exemplo a Petrobras para mapear determinado perfil de colaborador que seja destoante em relação às crenças e valores da empresa.
“Existe uma profissão certa para cada pessoa...”?
O auto conhecimento é o principal foco no principio do processo de orientação profissional, nada mais normal que, percebermos que pode existir mais de uma profissão que vai ao encontro das nossas expectativas. Isso dependendo muito do grau de insegurança da pessoa, pode decepciona-la.
A decepção acontece devido a um de tantos mitos, que diz existir apenas uma profissão certa para cada pessoa, a famosa “vocação.”
Mas, a realidade é que sabemos, gostamos e nos interessamos por coisas muito distintas uma das outras. É claro que uma profissão é uma decisão extremamente importante, que deve ser muito bem pensada, porém, trata-se da carreira inicial, e podemos sim ser bem sucedidos em várias ocupações, mas escolher é apenas o principio, o mais importante é fazer a escolha que te faça bem e feliz, que possa fazer parte de sua vida.
Passo 1: Um artigo que discuta os impactos (para a empresa e para o funcionário) que podem surgir quando um profissional trabalha em uma corporação cujas crenças e valores são destoantes de seus próprios.
É comum que profissionais tomem suas decisões de carreira baseados apenas em contingências externas. Porém, estas contingências mudam e, se os mesmos não levarem em consideração seus próprios valores, crenças e objetivos pessoais de vida antes de fazer suas escolhas, é bem possível que ocorrerão insatisfações ao longo de sua trajetória.
Os objetivos de vida tendem sofrem influências à medida que se vivenciam novas experiências, é natural que isso ocorra. As prioridades podem mudar ao longo da vida, mas seus valores e crenças não, pois compõem a essência de cada individuo.
Os profissionais dos dias atuais têm muito mais discernimento sobre seus valores e crenças do que há alguns anos atrás. Esse movimento está visivelmente refletido nas escolhas das organizações em que almejam trabalhar.
Uma prova disso é que cerca de 69% dos jovens participam de pesquisas realizadas pelas consultorias de emprego afirmam conhecer os valores e crenças das organizações em que sonham conseguir trabalhar. E mais, sabem dizer até quais são eles: Crescimento, desenvolvimento profissional, valorização de pessoas, ética, honestidade, respeito, credibilidade, solidez, foco no cliente, criatividade, inovação e sustentabilidade.
Para conseguir fazer uma lista de conquistas, metas e aprendizados no futuro, se deve levar sempre seus valores consigo. Se não for feito desta forma, sem dúvidas terá outra lista nas mãos, a de frustrações.
A guerra e o meio ambiente
As ações humanas geram impactos ambientais sobre a água de superfície ou subterrânea, o solo, o ar, o subsolo, a paisagem natural, o ambiente socioeconômico, o ambiente construído e cultural. Causam impactos ao meio ambiente, a ação produtiva por meio das indústrias, da agricultura ou da mineração, a ação individual ou coletiva, pública ou privada e a ação militar.
Para muitas atividades humanas, a consciência ecológica ajuda a criar práticas de redução ou de minimização dos impactos negativos.
Cultura Organizacional: A Essência Da Organização
Se entende por cultura, práticas e comportamentos sociais que tem um padrão em um determinado espaço. Está diretamente relacionada a crenças, valores, instituições e regras morais que identificam uma sociedade, sendo assim considerada a identidade de um grupo.
A cultura organizacional é o conjunto de crenças e hábitos estabelecidos através de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados cada membro e que diferencia uma organização das demais. Constituição do modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma empresa.
A essência da cultura de uma organização expressa-se pela maneira como a mesma faz seus negócios e o modo que ela trata seus clientes e funcionários. Ela representa as percepções tanto dos dirigentes quanto dos trabalhadores da organização e reflete a mentalidade que predomina. Trata-se de normas não escritas ou implícitas, que orientam o comportamento de cada membro de uma no cotidiano, direcionando as suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
Valores organizacionais são moldados conforme a necessidade empresarial e fixam-se a partir de cada experiência vivenciada pela empresa na solução de diversos problemas que refletem diretamente na percepção da empresa como um todo.
A cultura organizacional constrói-se ao longo do tempo, dá sentido a todas as práticas da organização. Funciona como um elo entre o passado e o presente, com o objetivo de manter o equilíbrio da empresa para que a mesma sobreviva ao futuro. Ela contribui para o estabelecimento dos objetivos empresariais. Mantém-se em virtude da manutenção dos colaboradores atuantes na organização, fortalecida por histórias contadas por pessoas mais antigas e influentes, como também, pelo compartilhamento dos colaboradores em relação ao que é permitido, verdadeiro e ambicionado pela empresa.
...