Ava Auto Desenvolvimento Micro e Pequenas Empresas
Por: anaeliza1234 • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.506 Palavras (11 Páginas) • 318 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
PROINTER (PROJETO INTERDICIPLINAR)
GESTÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Jacareí – SP
2013
NOMES
Cibele do Carmo Prado RA: 6670427237
Fabiana Freitas dos Santos RA: 6670431392
Graciely Cássia Lima Santos RA: 6670431401
Jéssica Caroline de Souza RA: 6653373560
Roberta Quintanilha da Rocha Nobre RA: 6840468901
INTRODUÇÃO
O processo de recrutamento e seleção analisa conhecimentos, habilidades, atitudes, personalidade e outros fatores que estão ligados à adaptação na organização, como porte físico, estatura, endereço, idade, etc. Assim, o processo de seleção pode variar de empresa para empresa.
- - OBJETIVOS
- – Objetivos Gerais
Analisar e demonstrar como são identificadas e recrutadas as pessoas com maior grau de capacidade, pelas empresas atuais.
- – Objetivos Específicos
Analisar e entender como os currículos desses candidatos são selecionados
Verificar e demonstrar como os conhecimentos, necessários ao processo de seleção, dos candidatos são mensurados por intermédio de avalições e de dinâmicas
1.2- JUSTIFICATIVA
Através da realização desse trabalho pretende-se demonstrar a importância do processo de recrutamento e seleção de pessoal dentro de uma empresa.
O RH tem o papel fundamental em relação com as pessoas, da ênfase à importância de tais processos, e tendo como intuito verificar se os mesmos têm sido empregados adequadamente na organização em análise.
No atual mercado globalizado e competitivo, com o surgimento de novas tecnologias a todo instante, contratar profissionais e adequá-los as novas exigências, requer um trabalho personalizado e adequado a realidade de cada organização. Para isso é necessário um bom recrutamento, seguindo de boas técnicas de seleção.
Segundo Chiavenato (1999, p. 53):
O recrutamento é feito com base nos dados referentes as necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer a organização um numera suficiente de pessoas, entre as quais, positivamente, aquelas necessárias a organização para consecução de seus objetivos.
OBSERVE AS NORMAS DE ABNT: SE FOR UMA CITAÇÃO DIRETA TEM QUE SER DE OUTRA FORMA.
2 – REVISÃO MULTIDISCIPLINAR
2.1 – Empreendedorismo
A palavra empreendedor surgiu na França entre os séculos XVII e XVIII, e no Brasil começou a ganhar força apartir de 1990. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzi, ele organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.
Como disse (Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo), empreendedorismo é o processo de criar algo com valor e inovado, assumindo todos os riscos, com muito esforço e dedicação. Empreendedores são pessoas que tem uma grande habilidade e percepção para uma oportunidade, tem iniciativa e coragem, sabe respeitar muito bem os funcionarios e tem muita capacidade para direção e organização.
Como dito anteriormente tem uma boa percepção, por tanto sabe fazer a seleção de curriculos muito bem, verificando todas as oportunidades disponiveis e a capcidade de locomoção da pessoa ate o futuro local de trabalho, analizando os cursos e todo o corpo do curriculo como a formatação, as experiências profissionais. Selecionando o melhor candidato com o perfil do cargo solicitado.
Como os empreendedores são pessoas muito bem informadas e atentas as informações mundiais, são ótimas pessoas para o teste de analise dos conhecimentos gerais dos candidatos, para verificar se estão bem informados sobre as noticias atuais, e seus conhecimentos básicos de português, matemática e informática.
Essa postura do funcionário empreendedor é diferente da postura dos funcionários, que doa seu trabalho em troca de um salário ou remuneração, um funcionário empreendedor tem iniciativa e é capaz de resolver os problemas operacionais quando eles acontecem sem a necessidade de recorrer sempre a um superior para saber o que fazer.
Segundo Ronald Jean Degen O Empreendedor Empreender como opção de carreira. O peço do sucesso e da independência econômica pode ser muito alto para o empreendedor. Para muitos potencias empreendedores, alto demais. Mas, para poucos, vale a pena o sacrifício pessoal na realização de seu próprio negocio. (editora Pearson Prentice Hall ano 2009). Pag. 14.
2.2- Comportamento Organizacional
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações, com o comprometimento delas em relação à organização, e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. A cultura e estrutura organizacional variam de empresa pra empresa.
Através do comportamento em grupo e individual os candidatos são analisados por um analista de recursos humanos especializado na área ou por uma psicóloga, teremos uma idéia da forma de agir dessa pessoa e assim termos uma certeza maior em fazer a escolha certa.
Segundo Wagner & Hollenbeck, Comportamento Organizacional Criando vantagem Competitiva. Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional. (editora Saraiva ano 1999). Pag.06.
Segundo Limonge-França, Comportamento Organizacional Conceitos e Praticas. Comportamento Organizacional é o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho. (editora Saraiva ano 2006). Pag. 03.
...