TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

As duas áreas se coincidem quando se considera o homem como um todo, ou seja, na sua unidade corpo e mente, seu ambiente físico e ambiente sociocultural. Estes aspectos permitem uma visão mais abrangente do paciente com seu meio, resultando em um melhor tratamento odontológico. Não só ao paciente a psicologia se aplica, mas também nos próprios cirurgiões-dentistas, onde suas tensões profissionais, sua personalidade ou até seus comportamentos frente aos pacientes, estão envolvidos neste meio psicologia-odontologia. Além dos conhecimentos psicológicos propiciarem um melhor e mais completo conhecimento do paciente e do que ele representa, em algumas áreas especificas da odontologia existem distúrbios psicogênicos que interferem e agravam determinadas doenças e sintomas.

Correlacionando estas duas áreas temos a enfermidade Gengivite Ulcerativa Necrosante, GUNA, da qual os fatores como a má higiene, associada com a má nutrição (que provoca queda de resistência do organismo) e associado com o estress podem resultar na GUNA, sendo esta sua etiologia mais aceita atualmente. Ainda existem estudos que pesquisam a total relação da GUNA com o estress. Em casos em que o estress está envolvido, o cirurgião-dentista encarrega-se no tratamento da má nutrição e com a má higiene enquanto o psicólogo encarrega-se no tratamento do estress. Ainda correlacionando as áreas abordadas temos a síndrome da disfunção da Articulação Temporomandibular, da qual o psicólogo atuará com hábitos orais como bruxismo, como a tensão muscular na região de cabeça e pescoço e como doenças psicossomáticas.

Segundo a psicanálise, todo ser humano apresenta um aparelho psíquico mental, onde este esta dividido em três instâncias, o Id do qual se refere aos impulsos inatos; o Ego do qual se desenvolve a partir da energia do Id e equilibra os impulsos; e o Superego, que se desenvolve durante o desenvolvimento infantil e proporciona um senso crítico com proibições. O Ego busca a homeostasia e quando não a atinge gera as psicopatologias.

1704 carac.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com