Brigaderia
Por: Carolina Silva • 26/10/2015 • Ensaio • 2.647 Palavras (11 Páginas) • 187 Visualizações
UMC Administração Ciências Sociais Aulas 24 31 ago 7 14 set
Prof. Dr. Francisco Claudio Tavares
UNIDADE I: Homem, cultura, sociedade, socialização, instituição social.
UNIDADE II: Contexto histórico: revolução mercantil, renascimento, revolução científica, revolução industrial.
BIBLIOGRAFIA
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. 7. impres. São Paulo: Ática, 2014. Texto já apresentado: página10 – 24.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. 6.ed. revista e aumentada. São Paulo: Atlas, 2004.
Página 49 a 71 Individuo, cultura e sociedade
Página 25 a 47 Sociologia cultura e sociedade
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1997.
Página 1 a 12. Introdução: conhecimento, cultura, ciência, Sociologia.
Página 18 a 24. A Sociologia pré-científica: renascimento, utopias, visão laica.
Página 29 a 36. A ilustração e a sociedade contratual: pensamento burguês, legitimidade e liberalismo
VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Introdução à Sociologia: Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais. São Paulo: Paulus, 2014. Coleção Introduções.
Página 7 a 32. Uma sociologia da sociologia: iluminismo, modernidade, pensamento conservador, ideias-elementos da sociologia.
JORNAIS
Folha de S. Paulo.
O Estado de S. Paulo.
Valor Econômico.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. 6.ed. revista e aumentada. São Paulo: Atlas, 2004.
Página 49 a 71 Indivíduo, cultura e sociedade
[p. 49] Padrões de comportamento são formas regulares de acão associadas a determinadas situações.
Todas as espécies de animais apresentam formas padronizadas de comportamento. EX.: formigas, abelhas, macacos, “homo sapiens” ... “divisão do trabalho”, “hierarquia social”, “poder político”.
[p. 49-50] Os animais têm padrão de comportamento constante em (f) da herança biológica;
os padrões de comportamento e as formas de organização do ser humano são mutáveis no tempo e no espaço são transmitidos e aprendidos por meio da COMUNICAÇÃO SIMBÓLICA.
Os padrões de comportamento do ser humano são artificiais, criados pelo próprio homem.
[p.51] O ser humano tem um extraordinário grau de complexidade e especialização neurocerebral, visão policrônica e estereoscópica, aparelho vocal com a emissão de sons articulados, mão preênsil – flexibilidade – coluna vertebral com a capacidade erecta.
O homem não nasce um ser social e somente adquire características comportamentais conhecidas como tipicamente humanas por meio da socialização.
[p.50 e 51] Assim, peculiaridades orgânicas da espécie homo sapiens + características biológicas peculiares + um organismo normal ➔ aprendizagem por meio da comunicação simbólica ➔ desenvolvimento da sociabilidade do homem.
Repetindo: [p.51] O homem não nasce um ser social e somente adquire características comportamentais conhecidas como tipicamente humanas por meio da SOCIALIZAÇÃO.
Para a Sociologia, socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela COMUNICAÇÃO SIMBÓLICA.
Socialização é o mesmo que aprendizagem, no sentido amplo.
[p.52] A comunicação humana se processa por meio de símbolos; a dos animais não humanos por meio da “linguagem emocional” [p.51].
O símbolo ... “é alguma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o usam”, segundo Leslie White; um símbolo pode assumir qualquer forma física: objeto material, cor, som, cheiro, gosto, movimento de um objeto.
A linguagem verbal é o mais importante instrumento de socialização: permite a elaboração de um universo de ideias paralelo e tão real quanto o ambiente e as pessoas.
A socialização ... infância/adolescência ... processo permanente (f) mudança de grupo / posição social ➔ aprendizagem de novos modos padronizados de agir e de pensar.
A sociedade indígena frente às mudanças na sociedade complexa urbano-industrial ➔ que o ser humano precisa se adaptar e assimilar os novos padrões.
A socialização é um processo fundamental na integração do individuo na sua sociedade e para a continuidade dos sistemas sociais.
A socialização primária: padrões de comportamento básicos;
[p.52-53] A socialização secundária: aprendizagem de padrões de comportamentos especiais para determinadas posições e situações sociais.
EX. profissão, cargo, casamento etc.
...