COC - ORIGEM, OBJETIVO E CRIAÇÃO
Por: fndeoliveira • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
- Introdução
Este trabalho abordará os principais conceitos da estrutura conceitual básica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, desde o seu primórdio à suas características básicas. Na qual foi criada, a atender as necessidades econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar os impactos passados, presentes ou futuros, corrigindo suas avaliações. Na qual, abrangerá o sistema das informações contidas nos relatórios Contábil- financeiro de características qualitativas fundamentais, seus aspectos de mensuração e divulgação, das demonstrações contábeis elaboradas.
Origem e objetivo
O Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), é uma organização autônoma criada pela resolução CFC de nº 1.055/05, na qual tem o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos relacionados ao processo de Contabilidade e a comunicação de suas origens, visando sempre padronização das informações de sua natureza. Mesmo que seja, a entidade reguladora, leva em conta a concordância dos padrões internacionais da Contabilidade Brasileira. Foi originada a partir da união de esforços, sendo eles para fins dos mesmos objetivos das empresas citadas: APIMAC NACIONAL, BOVESPA, CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC), dentre outros.
Tem como alguns de seus objetivos, a inserção das normas padrões Contábeis Internacionais, para que assim, possa ser reduzido os custos utilizados para a análise financeira e tomada de decisões, gerando assim a redução do custo de capital, podendo gerar maior receita para a empresa. No Brasil, as responsabilidades na emissão das normas de contabilidade são partilhadas com diversas organizações.
O CPC, tem suma importância, pois além de uniformizar a comunicação, ainda representa legalmente na produção das normas referente a área contábil, auditoria, entre outros. Também tem como característica facilitar a harmonia entre este processo de análise Brasileiro, com aqueles que seguem a IAS – Normas Internacionais Contábeis.
Sendo assim, facilitaria nos seguintes tópicos:
- Compra e vendas de Empresas
- Negócios e transações internacionais entre empresa, nacionais e internacionais
- Colocações e ações em títulos em qualquer praça financeira e internacional.
Características Básicas
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis é uma entidade totalmente ampla, capaz de deliberar a maior parte de seus integrantes das diversas associações contábeis, todavia, é apta a exercer uma estrutura precisa para seus seis membros competentes, nas quais são compostas pelas instituições: ABRASCA, FIPECAFI, APIMEC NACIONAL,BOVESPA,Conselho Federal de Contabilidade e IBRACON. Mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente.
Por se tratar de sua competência, na qual o apropriado desempenho, deve ser empreendida pelo Conselho Federal de Contabilidade, a cooperação das entidades, que constantemente são convidados a participação dos representantes, como: Comissão de valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BACEN), Superintendência dos seguros Privados (SUSEP) e Secretaria da Receita Federal (SRF).
Desta maneira, sua formalização, em sua maior parte é por Contadores com seu registro ativo no conselho regional, capaz de passar informações ilibadas para indicações no referido de suas entidades, cada uma delas é composta por dois membros efetivos para reformular o CPC, sendo assim, os componentes das associações desempenham suas funções e atribuições sem remunerações específicas. Eles também podem definir as exigências para transações, eventos, na qual surgem em principais segmentos peculiares, sendo abordados nos pronunciamentos conceituais básicos, estruturação para divulgação de relatório Contábil-financeira, que aborda informações contábeis apresentadas em demonstrações contábeis para fins gerais.
...