CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Tese: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karol16Dourado • 9/9/2013 • Tese • 349 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.
CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
Para entender o conceito da administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.
Segundo Chiavenato (2004), Fayol definiu que o ato administrativo consiste nas funções de Prever (planejar), organizar, comandar, coordenar, e controlar. Essas funções são atribuídas com competências diferenciadas para os diferentes níveis de organização que são: estratégico, tático e operacional. Todos esses elementos da Administração constituem o chamado Processo, que sintetizam as principais responsabilidades do gestor e ajudam a compreender seu papel em uma organização. Fayol definiu cada um dos seus componentes descrito anteriormente como:
• Prever (Planejar): Visualizar o futuro e traçar o programa de ação (CHIAVENATO, 2004).
• Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento (MAXIMINIANO, 2005).
• Comando: Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade (FAYOL, 1989).
• Coordenação: Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).
• Controle: Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens (CHIAVENATO, 2004).
TEÓRICO QUE DESENVOLVEU:
Henry Fayol nos últimos anos de sua vida dedicou-se a divulgar princípios de administração, que baseavam - se em sua experiência como administrador. Ele foi o fundador do Centro de Estudo Administrativo, passou a coordenar reuniões semanais das quais participavam importantes indústrias, governantes, filósofos e militares.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABN-UAJ/hanry-fayol
...