CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: greentube • 9/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 208 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
ISRAEL DA SILVA OLIVEIRA
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Patos
2014
ISRAEL DA SILVA OLIVEIRA
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Produção Textual Individual].
Prof.
Patos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 NATUREZA JURÍDICA COM DOIS SÓCIOS 4
2.2 NATUREZA JURÍDICA COM UM SÓCIO - EIRELI 4
3 REGISTROS DAS EMPRESAS. 5
3.1 documentações necessárias 5
3.1.1 Os documentos necessários são: 5
3.2 POR QUE AS EMPRESAS DEVEM SER ARQUIVADAS 6
4 CONTRATO SOCIAL 7
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Todos sabem que no Brasil o micro e pequeno empreendedor não tem muita ajuda no começo do seu negócio. Sendo um dos principais motivos os juros altos. Mas mesmo com esse contra tempo ele está disposto à fazer com que o seu negócio dê certo.
Mas nem todo mundo é assim, muita gente para no meio do caminho por não conseguir aguentar a pressão de administrar uma empresa. Esse negócio não é para todos, são apenas para aqueles que realmente almeja crescer e tem o “sangue” de empreendedor.
Contudo, existe também outra forma de administrar uma empresa. Que seriam com ajuda de um sócio, muitas pessoas quer compartilhar de seu empreendimento para não ficarem com tanta responsabilidade sozinha.
2 DESENVOLVIMENTO
Existem vários tipos de empresas no Brasil sendo elas SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA, SOCIEDADE ANONIMA- S/A e SOCIEDADE SIMPLES (S/S). As naturezas jurídicas dadas às empresas individuais: MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL-MEI e EMPRESA INDIVIDUAL LIMITADA-EIRELI.
2.1 NATUREZA JURÍDICA COM DOIS SÓCIOS
A empresa com sociedade limitada como são chamadas, são de grande maioria em nosso país, compondo-se por dois ou mais sócios tendo por finalidade explorar atividades da produção ou bens e serviços. As LTDA como também são chamadas tem uma regulamentação tratada com os sócios por meio de um contrato que classifica os sócios no capital investido, forma de operação e o tipo de serviço prestado.
O seu capital é dividido em cotas, o pagamento das despesas dessa empresa é contraída de forma limitada à participação dos sócios. Não podendo atingir o os bens dos empresários, ou seja, eles respondem de forma limitada.
2.2 NATUREZA JURÍDICA COM UM SÓCIO - EIRELI
A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI é constituída por uma única pessoa, mas assim como a empresa LTDA com dois sócios. O responsável, ou seja, o empresário não responderá com os seus bens as finanças da empresa.
Ao final do nome da mesma deverá ter (EIRELI), o capital integralizado não pode ser maior que 100 salários mínimos e também resultará nas quotas de outras modalidades, independente da empresa individual de responsabilidade.
3 REGISTROS DAS EMPRESAS.
3.1 DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS
As documentações necessárias na abertura de uma empresa é CNPJ, alvará de funcionamento, cadastro na Previdência Social são alguns dos registros essenciais para operar legalmente um empreendimento.
O registro de uma empresa representa é praticamente à Certidão de Nascimento para empresários e pessoas jurídicas. Ele é feito na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro.
3.1.1 Os documentos necessários são:
• CNPJ
O CNPJ é feito pela internet no site da Receita Federal, Os documentos são enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal e a resposta é dada via internet. Contudo, quase todas as juntas comerciais têm convênio com a Receita Federal e elas podem fazer a emissão do seu CNPJ.
• Inscrição Municipal
Depois de feito o CNPJ o empresário poderá fazer a Inscrição Municipal, no caso de empresa com atividade de prestação de serviços, que é feita na Secretaria de Finanças do Município. Essa inscrição é solicitada junto com a emissão alvará de funcionamento.
• Inscrição Estadual
A inscrição Estadual ela é obrigatória para empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e etc. É necessária para obtenção da inscrição no ICMS.
O cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Hoje em dia alguns estados possuem convênio com a Receita Federal que permite conter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ por meio de um único cadastro.
• Alvará de funcionamento
O alvará é uma licença que permite o funcionamento de empresas comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviços. Este documento poderá ser solicitado à prefeitura ou à administração regional de cada município. Para a concessão do alvará é necessário que a atividade possa
...