Características de um líder
Pesquisas Acadêmicas: Características de um líder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jandersonSR • 25/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 263 Visualizações
LIDERANÇA
Janderson Santos Ribeiro
Prof. Carlos Flores
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0297) – Técnicas de Gestão
08/06/13
RESUMO
Cada vez mais as empresas e organizações estão percebendo que é mais saudável e produtivo trabalhar em ambientes amigáveis sustentados por líderes motivadores. O modelo já ultrapassado onde tínhamos o “chefe” não é mais aceito em grandes organizações, pois está vinculado a trabalhar com medo, sem reconhecimento e sem motivação. Um líder deve ter a capacidade de reconhecer as qualidades específicas de cada liderado, deve saber descobrir a capacidade de cada um para determinada tarefa, ele deve ter a capacidade de identificar e desenvolver talentos. O líder tem papel importantíssimo nas organizações, pois ele deve ser um exemplo a ser seguido, precisa ser admirado e respeitado pelo grupo. Existem algumas definições sobre diferentes estilos de liderança, onde os principais estilos são: o líder autocrático, o líder democrático e o líder liberal. Cada estilo tem melhor aproveitamento, dependendo das características da equipe e das atividades a serem executadas.
Palavras-chave: Líder. Liderança. Chefe. Trabalho em equipe. Estilos de liderança. Motivação.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais as empresas e organizações estão percebendo que é mais saudável e produtivo trabalhar em ambientes amigáveis sustentados por líderes motivadores. Para que os resultados sejam alcançados e prósperos, é necessário que o líder seja capacitado, respeitado, motivador e seja capaz de identificar e desenvolver talentos.
O modelo já ultrapassado onde tínhamos o “chefe” não é mais aceito em grandes organizações, pois está vinculado a trabalhar com medo, sem reconhecimento e sem motivação.
2 DIFERENÇAS ENTRE CHEFE E LIDER
Quando pensamos no termo “chefe” normalmente conceituamos como pessoas autoritárias, mal humoradas, inacessíveis, egocêntricos e controladores. Essas características definitivamente não são as ideais para manter uma equipe motivada.
Alguns tipos de chefes são caracterizados por Machado (apud NEZ, 2008, p.7):
O primeiro é o chefe “CORDA NO PESCOÇO”. Está sempre nervoso e colocando a sua equipe, ou melhor, os subalternos para trabalhar a todo custo e sem reconhecimento. Outro chefe é o “CADEIRA DE BALANÇO”. Seu discurso é sempre o mesmo: “antigamente era muito melhor, hoje tudo está mais difícil”, “antigamente nós tínhamos mais liberdade e autonomia, mas hoje não posso nem comentar, se não sou demitido”. Há outro ainda que é o “CADEIRA DE PRAIA”, este gosta mesmo é de mordomia. Não quer fazer nada e tudo fica nas costas de sua equipe. Para ele tudo está bem, o negócio é ir “tocando o barco”. Frases do tipo: “mês que vem a gente vê isso...” ou, “não mexe com isso ai...” são palavras típicas deste chefe.
Quando falamos de “líder” pensamos em gestão e motivação. A pessoa com essa atribuição deve ir além das expectativas, deve ser comprometido e responsável e assim servir de exemplo positivo aos demais integrantes da equipe.
O líder é quem guia, quem dá a cara a tapas, quem toma a frente, quem inspira, quem dá confiança… São muitas definições, mas a melhor que já ouvi é: o líder é quem serve.
Servir, pra mim, é:
Mostrar o caminho além do horizonte: O líder é quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá.
Fornecer ferramentas e monitorar os trabalhos: O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma.
Inspirar pelo exemplo: O líder é como um ídolo, transparecendo confiança, direção, pulso firme, honestidade e que sabe como e o quê fazer. (PIOVESANA, 2009, p. 01, grifos do autor).
Além de conhecer as atividades, ser organizado e ter o respeito dos funcionários, o bom líder precisa ter as seguintes características:
- trabalhar em equipe;
- compartilhar experiências;
- ser um agregador de ideias;
- conhecer os objetivos pessoais de cada integrante de sua equipe;
- buscar motivar com criatividade e com apresentação de resultados;
- saber se comunicar com habilidade, dar e receber feedback;
- saber identificar e desenvolver talentos em sua equipe.
2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA
Atividades distintas tem particularidades distintas, ou seja, características e propriedades intrínsecas a diversidade e ao propósito de cada equipe. Portanto não é possível estabelecer um estilo de liderança como modelo ideal generalizado. Cada equipe tem suas características próprias, pois são formadas por pessoas com histórias de vida diferentes, currículos diferentes e estado emocional diferentes. Podemos deduzir que um líder pode ser excelente em determinada equipe e esse mesmo líder possa não ter o mesmo desempenho e outra equipe com propósitos e tarefas diferentes.
Porém existem algumas definições sobre diferentes estilos de liderança, onde os principais estilos são: o líder autocrático, o líder democrático e o líder liberal. Não devemos considerar que um líder que se enquadre facilmente em um desses estilos aja exclusivamente da forma como o estilo é definido. Pois cada ser humano alterna em comportamentos e decisões com a influência de diversos fatores inclusive o estado
...