Caso Concreto Cervejaria Cristal
Por: 44330000 • 7/7/2016 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
A Turislazer empresa do sector turístico e hoteleiro criada por empresários do sector das tecnologias da informação, adquiriu recentemente um velho mosteiro em ruínas no extremo norte de Portugal (Conselho de Monção), para aí instalar um hotel rural capaz de rivalizar com as pousadas Históricas de Portugal, quer em termos de importância histórica e arquitectónica do edifício (um mosteiro que remonta aos tempos de D. Afonso Henriques), quer em termos de qualidade do serviço (cerca de 1 funcionário para cada 5 quartos). O hotel tem em termos de oferta de alojamento uma capacidade limitada a 40 quartos devido às dificuldades em adaptar as antigas celas do Mosteiro a quartos com dimensões aceitáveis num empreendimento deste tipo. Para compensar esta limitação foi feita uma aposta para a rentabilidade do espaço através da dinamização de eventos, existindo para o efeito uma sala para casamentos com capacidade para cerca de 200 pessoas, um auditório para 100 pessoas e um restaurante que fará uma grande aposta na qualidade e diferenciação, investindo numa alta cozinha internacional contratando para isso um chef de nacionalidade francesa. Esta aposta foi baseada num estudo do Ministério da Economia que apresentava o sector hoteleiro como um dos que possuía maior potencial de crescimento, apontando algumas das áreas do país carenciadas em oferta hoteleira (como o caso de Monção) com uma boa possibilidade de investimento e de apoios ao seu financiamento.
Tendo investido na compra e recuperação do mosteiro, cerca de 15 milhões de euros, o grupo esperava ter o retorno do seu investimento em cerca de 5 anos. Como estratégia de promoção a Turislazer optou por fazer alguma publicidade em revistas dentro do sector e, durante o princípio da Primavera, nalguns jornais de grande divulgação como a revista do Expresso, a Pública e a do DN. Contratou um consultor de Relações Públicas para a divulgação de algumas notícias sobre o aparecimento do Hotel na imprensa e contratou um técnico de Marketing para fazer a promoção junto de empresas da realização de eventos no Hotel. O montante investido foi orçamentado, partindo do princípio aprendido num MBA por um dos administradores, de que o investimento publicitário deve ser cerca de 10% do volume de facturação esperada.
Após a sua abertura a tempo de coincidir com o euro 2004 de futebol e de um início animador durante o verão de 2004 o Hotel Rural Mosteiro de Sabagães começou a enfrentar algumas dificuldades. No verão seguinte, embora a ocupação de quartos estivesse ainda dentro dos limites previstos (30% de taxa de ocupação anual), tinha tido uma baixíssima ocupação das salas para eventos de apenas 20% dos fins de semanas durante o verão e o restaurante estava a ter uma ocupação de cerca de 10% ao ano.
Desiludidos com os baixos resultados, resolveram contratar novos consultores de Marketing e de RP, mas no novo ano os baixos resultados mantiveram-se. Sem saber o que mais fazer decidiram encomendar uma pesquisa para decidirem sobre qual o montante e o tipo de promoção mais adequados para o Hotel Rural Mosteiro de Sabagães.
1. Imagine que lhe foi solicitado apresentar uma proposta para a pesquisa a realizar para este Hotel. Identifique os seguintes pontos, indicando e justificando o design que deve ser aplicado para o objectivo que o cliente define.
Sintomas: | |
Causas: | |
Problema de Gestão: | |
Problema de Pesquisa e Design: |
Justificação do design:
2. Preencha os seguintes pontos das tabelas seguintes.
Design | Problema da Pesquisa | Tipo de Informação | Grupo(s) Alvo |
3. Imagine que deveria implementar um Design Experimental nesta pesquisa. Como é que deveria ser concebido essa experimentação com vista a provar causalidade? (2 Val.)
...