Como reviver bem
Por: Luis F Morais • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.670 Palavras (7 Páginas) • 137 Visualizações
Relatório Comparativo Etapa 1 - Passo 3: Paralelo entre Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.
Após apreciação do conteúdo apresentado nos links da ATPS (Atividade Pratica Supervisionada) podemos analisar que muito se falou e quase tudo tem mudado em relação a visão que tínhamos da época do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin e o que presenciamos hoje em nossa carreira profissional.
O que nos chamou a atenção é a situação vivida por Chaplin no filme, onde o mesmo e seus companheiros de trabalho são vistos como máquinas e executam trabalhos repetitivos durante sua jornada, são mantidos sobre vistas grossas de seus superiores e acabam sobrecarregados e estressados devido ao seu trabalho e carga horária.
Outra situação que acontece é a falta de valorização de sua mão de obra, pois o colaborador não tem reconhecimento nenhum, nem se quer recebe um elogio por parte de seus superiores e colegas de trabalho. A realidade naquele tempo era de total descaso com a parte pessoal e intelectual dos empregados das fábricas, contudo acreditamos que a forma com que era visto o colaborador comparado nos tempos de hoje evoluiu muito, entretanto acreditamos que muito ainda há para ser melhorado.
Quanto aos tempos de hoje, acreditamos que com a visão que o empregado tem hoje da empresa onde atua e a visão que o empregador tem de seu colaborador é uma relação de parceria e de respeito onde o empregador vê o colaborador como um recurso humano, como um ser humano com interesses próprios, problemas pessoais, hábitos e com um aspecto cultural diferenciado do que era visto nos tempos antigos.
Essa comparação se da pelo avanço no departamento de Recursos Humanos, pelo desenvolvimento dos seres humanos e pela aprendizagem que tivemos ao longo dos anos. É notável o avanço e a evolução, entretanto ainda há muito a ser melhorado. Hoje em dia ainda temos casos de empresas que possuem os chamados popularmente por “chefes” e ainda temos muitos casos de pouca participação ativa por parte dos gerentes de departamentos na área de recursos humanos, em sua grande maioria está sendo aplicado o método de ARH (Administração de Recursos Humanos) onde se torna mais dinâmica e participativa por parte dos gerentes departamentais a função de recursos humanos, fazendo com que esses gestores mais modernos participem mais ativamente do processo de seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, tornando assim a relação colaborador X recursos humanos mais estreita, possibilitando maior facilidade de cumplicidade dos colaboradores ativos com a empresa onde atuam.
Pensando dessa maneira se torna mais fácil o reconhecimento por parte dos superiores para com seus colaboradores, podendo assim entender mais facilmente a necessidade particular de cada um, e podendo agir e reconhecer de maneira quase que instantânea o valor de cada colaborador e dificuldades por eles enfrentadas no seu dia a dia, agindo dessa forma podemos cada vez mais possibilitar melhorias salariais e benefícios como forma de reconhecimento pelo serviço prestado por esses colaborados. Fazendo a gestão de recursos humanos com base nesses princípios podemos manter os colaboradores na empresa e fazer com que os mesmos se sintam cada vez mais reconhecidos e valorizados nas organizações que atuam.
Conseqüentemente a qualidade do produto ou serviço oferecido no mercado atual é melhorando e muitas vezes isso influencia até mesmo na capacidade produtiva de uma organização fazendo assim com que a organização cresça e até mesmo se expanda para novas áreas pouco exploradas.
A visão de colaborador como parceiro e não como recurso rende a empresa e ao colaborador excelentes frutos, tornando o dia a dia e convivência departamental ou organizacional mais agradável e sustentável.
Entretanto não há somente pontos positivos na Administração de Recursos Humanos, existem também os contras devido à dispersão de profissionais da área de Recursos Humanos, e a alta burocraticidade de alguns processos de ARH que muitas vezes não são totalmente compreendidos por esses gestores atuais. Mas se pesado em uma balança fictícia podemos concluir que a ARH moderna revolucionou a maneira de gerir a área de recursos humanos e que ela é extremamente mais útil e melhor que a maneira antiga.
Analise de Gestão Empresarial.
Centro de Integração Empresa Escola.
Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, nº 119 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira.
O maior objetivo do CIEE, com mais de 50 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.
Missão
Contribuir para promoção humana por meio de ações que possibilitem a inclusão no mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades e o exercito da cidadania
Visão
Ser reconhecida nacionalmente como um modelo de instituição filantrópica voltada para a iteração educação/trabalho por meio de ações socialmente sustentáveis
Valores
- Responsabilidade social
- Comunidade bem atendida
- Transparência, ética e imparcialidade
- Confiança e credibilidade
- Aprimoramento constante
- Soluções rápidas e inovadoras
- Profissionais capacitados, valorizados e motivados
- Dedicação e lealdade
- Trabalho em equipe
- Crescimento continuo e autossustentável
- Foco em resultados
Analise do ponto do Gestor.
Renata Cardoso Gonçalves – Líder de Equipe – CIEE Sorocaba.
- Como é realizado divulgado uma vaga para admissão dentro?
R: Abrimos o processo seletivo em nosso portal através do site www.ciee.org.br, expomos todos os requisitos e perfil desejado para que todos que atendam as necessidades possam se encaminhar como interessados.
- A seleção dos candidatos desejados como é definida?
R: Analisamos os melhores currículos e entramos em contato com o interessado para poder realizar uma entrevista pessoal.
- Quem são os responsáveis por selecionar o aprovado?
R: Este processo de aprovação parte inicialmente do resultado de uma psicóloga treinada para avaliar os perfis de capacidade através de provas e testes, em seguida recebemos uma quantidade de finalistas onde a Líder de equipe (Eu) e a Analista administrativa cargo superior ao meu, realizamos uma outra entrevista com os candidatos em busca de uma percepção de contratar um colaborador que vista a camisa da empresa.
...