Comportamento das pessoas dentro das organizações
Seminário: Comportamento das pessoas dentro das organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RosaneThome • 31/3/2014 • Seminário • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 422 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Comportamento das Pessoas dentro das Organizações se tornou ponto crucial para o desenvolvimento do negócio, cada vez mais o estudo do comportamento de pessoas, grupos e suas interações nas estruturas organizacionais são fundamentais, e essa compreensão resultará na coesão de seu empreendimento e colaboradores, auxiliando em ações para o sucesso das inovações.
1 - ETAPA 1
1.1 - PASSO 1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O conceito de Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano nas empresas, analisando o resultado das ações e atitudes dos indivíduos, procurando melhorar o resultado nos grupos e nos ambientes das organizações. Identificando causas ou razões que poderão determinar fatos, acontecimentos, fenômenos. Prevendo eventos futuros, para que seja possível um monitoramento do comportamento dos indivíduos nas organizações.
1.2 - PASSO 2 – COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES
De acordo com STEPHEN P. ROBBINS, o comportamento organizacional trata do campo psicológico, ele acredita que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização,
De acordo com JOHN R. SCHERMERHARN, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial.
Após leitura e síntese de dois autores a respeito de suas definições de Comportamento Organizacional podemos construir um quadro comparando suas diferentes visões de sistemas abertos e fechados.
1.3 - QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
ROBBINS Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
SCHERMERHARN Ocorre importação de recursos do ambiente para se mantiver nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato.
2 - ETAPA 2
2.1 - PASSO 1 - CONCEITO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZACÕES
Inovação é a exploração de novas ideias, que podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso nas empresas, sendo elas de:
- Produto – inclusão de novos produtos proporcionando a entrada em novos mercados.
- Processo – diminuindo custos e aumentando a taxa de lucratividade.
- Marketing – criando novas estratégias, para a melhor abrangência do produto ou processo.
- Estrutural – alterando e modernizando a parte estrutural da empresa.
Você utiliza o conceito de Inovação Organizacional no seu dia a dia?
2.2 - RELATO DA PESQUISA
TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS
Pessoas que utilizam o Conceito de Inovação 80%
Pessoas que não utilizam o Conceito de Inovação 10%
Não sabem o que significa 10%
2.3 - PASSO 3 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:
Inovação tecnológica é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisa ou investimento, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.
A implementação da gestão tecnológica pelas organizações podem trazer impactos positivos, com o aumento de competitividade e melhoria nas atividades produtivas da empresa.
Todo processo de inovação começa com uma ideia. Mas nem todas as ideias resultam em inovação. Sem dúvida, a criatividade nem sempre estará sujeita a um planejamento detalhado e ponderado, uma técnica simples e focada consiste em coletar e analisar informações sobre o que os usuários/clientes de um produto pensam e dizem. Entretanto quanto mais fontes uma empresa explorar em busca de ideias, mais importante é avaliar, e analisar de maneira crítica o material coletado em uma fase inicial do processo de inovação. É preciso usar de cautela, já que as ideias podem ter uma atração mágica para seus descobridores, a tentação muitas vezes é intensa demais e os impede de aceitar que a ideia não tem futuro.
No entanto, já é possível saber, sem sombra de dúvida, como será o processo de inovação do futuro. Em um mundo verdadeiramente globalizado, presumivelmente daqui a 15 anos qualquer investidor será capaz de abrir um negócio com facilidade em praticamente qualquer lugar do mundo. Todos os ingredientes necessários poderão ser encontrados em mercados bem organizados a preços em grande parte nivelados e serão entregues diretamente na porta do inovador. Em um mundo como esse, a inovação eficaz será uma questão de sobrevivência, esse sem dúvida será o caso de organizações tradicionais ocidentais nos vários setores em que os custos de mão de obra são elevados.
O Brasil é reconhecido, mas na área de inovação tecnológica, esta ficando para trás na comparação com países parceiros. Nestas condições, como é ser inovador no Brasil?
É difícil. Algumas inovações requerem grandes investimentos e riscos elevados. Particularmente, nos segmentos de veículos e energia, os investimentos para que uma nova tecnologia seja inserida são muito elevados, sem contar com a resistência natural dos grandes detentores das tecnologias já estabelecidas.
Inovação tecnológica só é possível com investimento em educação. Infelizmente no Brasil, não existem muitas empresas que realmente invistam em desenvolver tecnologia. A grande maioria acredita que tecnologia de ponta pode ser comprada pronta. Isso não existe! Ninguém que tenha chegado a um resultado tecnológico novo vende, sem antes explorá-lo. A única forma de inovar tecnologicamente é investir em pessoas qualificadas e criar um ambiente propício para a criação.
3 - ETAPA 3
3.1 - PASSO 1 - TRABALHO EM EQUIPE:
O
...