Contextualização Histórica da Administração
Por: niviabreu • 22/5/2016 • Projeto de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Contextualização Histórica da Administração
A sociedade é composta pelas organizações, e as atividades como produtos e atividades especializadas, elas são coordenadas, planejadas, executadas pelas organizações. Essas organizações são compostas pelas pessoas e recursos humanos, e a vida dessas pessoas depende das organizações e do trabalho das pessoas.
A Administração realiza o planejamento e atividades que ocorrem dentro da empresa. Sem a Administração, as organizações não teriam situações de existir e prosperar.
Estamos numa época de mudanças, onde a Administração é o ponto central das atividades humanas, e nesse mundo desenvolvido são caracterizados pelas organizações no esforço cooperativo do homem que é a base da sociedade. A Administração é progredir nas atividades por meio das pessoas com a maneira mais eficiente e eficaz.
Autores conceituam a Administração de vários tipos: “Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais”, “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho”, ou seja a Administração é controlar, organizar, planejar e dirigir, que envolve decisões e ações numa determinada variedade de organizações. Assim as teorias administrativas são cabíveis para que o administrador possa conhece-lás para desenvolver suas atividades.
Segundo Chiavento, 2014, a TGA estuda a Administração das organizações do ponto de vista da interação e da interdependência entre seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, ou seja, nessas variáveis os componentes na administração atuam de maneira sistemática.
A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. As organizações precisam alcançar objetivos em um cenário de concorrência acirrada, tomar decisões, coordenar múltiplas atividades, conduzir pessoas, avaliar o desempenho dirigido a metas, obter e alocar recursos. (CHIAVENATO, 2014, p. 13)
Assim, as atividades são executadas pelos administradores e são orientadas para as áreas específicas que precisam ser realizadas de maneira integrada em cada organização. Administração é fundamental na nossa sociedade moderna, que são realizadas com a melhor forma, o melhor custo, com as melhores eficácias e eficiências.
Nos próximos anos, o mundo verá o fim da forma organizacional de hoje – a organização burocrática que ainda predomina em muitas organizações – e novas arquiteturas organizacionais surgirão para as novas demandas da era pós-industrial. (CHIAVENTO, 2014, p. 13).
Em cada época, são desenvolvidas formas organizacionais que são propícias as suas características e exigências,
...