TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de graduação em Engenharia Mecatrônica

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública.

Disciplina: Filosofia e Ética.

Nome: Washington Florido da Silva Junior.  

Questões da Atividade a Distância.

  1. Como se deu a passagem da cosmologia à metafísica?

O processo de transição ocorreu inicialmente através dos questionamentos a respeito do mundo e como ele funciona, perguntas essas que levaram aos filósofos Sócrates e Platão sentimentos de espanto e admiração. Em busca de explicações racionais para esse mundo ordenado e na tentativa de responde-las surge a cosmologia: um princípio que define como tudo acontece e existe na natureza que foi então caracterizada como uma física justamente por tratar dessa questão. A transição ao termo metafísica deu-se anos depois por Andrônico de Rodes, que em regaste as obras aristotélicas que ficarão perdidas ao longo do tempo, identificou descrições do estudo do “ser ou enquanto ser”, estudos esses que foram realizados após os tratados da física. O que Aristóteles chamava de Filosofia Primeira acabou passando a ser o que conhecemos como metafisica.

  1. O que significam as palavras metafísica e ontologia? Quem empregou pela primeira vez?

Metafisica etimologicamente significa: meta: após , ta psysika : aquele da física. Foi empregada pela primeira vez por Andrônico Rodes, 50 de A.C., que encontrou escrituras aristotélicas perdidas por séculos, verificou-se que se tratavam de um contexto após as definições a respeito da física criadas pelo próprio Aristóteles, justificando assim o uso de tal termo. Ontologia significa etimologicamente, Onto: derivação de ta onta (os bens realmente possuídos por alguém) e ta eonta (coisas realmente existentes ). Ambas surgindo do ver “ser” , o que justifica o objetivo da Ontologia , que é estudar o conhecimento do Ser , dos entes e das coisas reais por si mesmas verdadeiramente. Foi empregada pela primeira vez pelo filósofo alemão Jacobus Thomasius no século XVII, tendo em vista que o próprio acreditava que essa seria palavra mais adequada para corresponder ao estudo da metafísica ou primeira filosofia.  


  1. Por que atribuir a Paramênides de Eléia a primeira elaboração ontológica?

Constatando que o único trabalho conhecido de Paramênides até hoje foi o “sobre a natureza”. Nesses estudos ele propõe a primeira filosofia a respeito do “ser”. Em meio a busca pela verdade, ele trata a realidade e a expõe a argumentos sobre a sua concepção de um mundo, no qual esse Ser é imutável, idêntico e eterno. Além disso, o próprio foi fundamental para o entendimento da lógica e também o pioneiro a afirmar que o mundo em que vivemos é um ambiente ilusório, Paramênides desta forma distinguiu o mundo em dois , o do Ser e Não-ser, um seria captado pelos nossos sentidos e seria um mundo ilusório, feito de aparências que moldariam as nossas opiniões , enquanto o outro seria feito de ideias e visível apenas pelo pensamento, onde o Ser é único , verdadeiro e não aceita multiplicidade.  

  1. Como Platão superou o problema deixado por Paramênides?

Na concepção de Platão o mundo do não-ser (ilusório), diferentemente de Paramênides não deixava de existir, já que esse mundo se tratava de uma sombra deformada e distorcida do mundo do Ser (das ideias e das essências). Além de acreditar que o que nos era sensível é mutável e contraditório, pois nos eram oferecidas apenas as aparências como percepção nesse mundo. O que pode se constatar é que enquanto Paramênides acreditava no falso ser e que o não-ser significava o puro nada, Platão tinha convicção de que o não-ser significava algo ou alguma coisa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com