Definição de Administração
Tese: Definição de Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabybueno • 7/10/2013 • Tese • 919 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Administração
2.1.1 Definição de Administração
Segundo Fava (2002, p. 3), “a Administração se refere ao processo de fazer com que as atividades organizacionais sejam realizadas de modo eficiente e eficaz, por meio também de outras pessoas”.
De acordo com Caravantes (1998 p. 43)
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
_Prever é perscrutar o futuro e traçar programas de ação;
_Organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;
_Comandar é dirigir o pessoal;
_Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos de esforços;
_Controlar é velar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas;
Segundo Araújo e Garcia (2010 p. 46)
Outro aspecto interessante que essa definição traz consigo refere-se ao fato de que, conjunto de princípios, normas e funções não pode ser visto sem que se pense no ativo mais importante de qualquer organização: as pessoas. Diz-se isso, porque são as pessoas que definirão tais regras e que farão com que elas sejam cumpridas ou não; portanto, administrar é guiar pessoas a cumprir suas diferentes tarefas em busca de um único objetivo. Em outras palavras, conseguir adequar pessoas e papéis a um único objetivo.
Administrar é cuidar para que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente e eficaz. Controla e direciona o trabalho humano, focando na satisfação de um interesse e para que se obtenha sucesso na realização de um único objetivo. Tem por finalidade gerenciar conflitos, tomar decisões e conduzir o planejamento das atividades a um bom rendimento mantendo um equilíbrio entre a empresa e colaboradores.
2.1.2 Desenvolvimento da Administração
Segundo Chiavenato e Mendes (apud GRECO, 2010 p.43).
A Administração é uma ciência da área humana, que no decorrer do desenvolvimento e da evolução da sociedade teve seu significado e conteúdo ampliado e aprofundado, se modificando em consequência do contexto sócio, político e econômico e das transformações nas formas de organização do trabalho.
Segundo Chiavenato (2006, p. 148)
A Administração é responsável pela organização dos elementos da empresa produtiva: dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas, no interesse de seus fins econômicos.
A Administração também é um processo de dirigir os esforços das pessoas, motivá-las, controlar as suas ações e modificar o seu comportamento para atender ás necessidades da organização.
Segundo Drucker (2001, p. 19 e 20).
O despontar da administração como uma instituição essencial, diversa e líder é um evento crítico na historia da sociedade. Raramente, se é que aconteceu, surgiu uma instituição nova e básica, um novo grupo de liderança com tanta rapidez quanto a administração, desde o inicio do século XX. Poucas vezes na história humana, uma instituição provou ser indispensável tão rapidamente, e ainda com menos frequência apareceu que teve tão pouca oposição, causou tão pouco distúrbio e tão pouca controvérsia.
Com o passar do tempo a administração foi se tornando cada vez mais significativa para as organizações, sendo de sua total responsabilidade a realização bem sucedida das tarefas do cotidiano das organizações.
2.1.3 Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve início no século XVIII na Inglaterra com a mecanização do sistema de produção. A burguesia industrial visava alternativas para melhorar a produção de mercadorias obtendo maiores lucros, menores custos e produção acelerada.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. Em meio a um cenário de crises e transformações que fizeram parte do século XVII à XVIII, o capitalismo se viu estimulado por razões econômicas, sociais e políticas. Houve um crescente interesse pelo exercício intelectual,
...