Demanda e oferta
Por: agrbike • 18/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 412 Visualizações
Demanda e oferta
Quando precisa de um novo par de, quer um pedaço te torta e uma xícara de café, planeja comprar um telefone celular mais moderno ou precisa viajar para passar o natal na casa dos seus pais, você tem de encontrar um lugar onde as pessoas. Lugar onde as pessoas vendem esses itens ou oferecem esses serviços. Esse lugar e o mercado, você viu que um mercado e qualquer estrutura que permitem a compradores e vendedores obter informações e fazer negócios uns com os outros.
Um mercado tem dois lados, compradores e vendedores, existem mercados para bens, como maças e botas de escalada, para serviços, como cortes de cabelo e aulas de tênis, para recursos, como programadores de computador e operadores de escavadeiras, e para insumos manufaturados, como chips e autopeças, também existem mercados para moedas como o iene japonês, e para títulos financeiros, como o Yahoo finanças, só nossa imaginação limita o que pode ser negociado nos mercados.
Os mercados variam na intensidade da concorrência que compradores e vendedores enfrentam um mercado com muitos compradores e muitos vendedores, de modo que nenhum comprador individual pode influenciar o preço.
Na vida cotidiana, o preço de um objeto e o numero de unidades monetárias que devem ser dadas em troca desse objeto, os economistas chamam esse de preço monetário, a teoria da demanda e da oferta determina os preços relativos e , a partir deste ponto a palavra preço será utilizada para expressar o preço relativo.
Demanda
Necessidades são desejos ou vontades ilimitadas que as pessoas têm por bens e serviços que as pessoas têm por bens e serviços, quantas vezes você já pensou que gostaria de algo talvez a maioria de nossas necessidades nunca sejam satisfeitas, a demanda reflete uma decisão sobre quais necessidades satisfazer. A quantidade demandada de um bem ou serviço é a quantidade que os consumidores planejam comprar durante determinado período a um determinado preço, a quantidade demandada não e necessariamente igual à quantidade de fato comprada, algumas vezes, ela e maior que o numero de bens disponíveis de modo que a quantidade comprada e menor que a quantidade demandada.
A lei da demanda
A lei da demanda afirma que se todos os outros fatores forem mantidos constantes, quando mais elevado for o preço de um bem, maiores será a quantidade demandada dele, por que um preço mais elevado reduz a quantidade demandada por duas razoes, efeito substituição e efeito renda.
Efeito substituição: quando o preço de um bem aumenta se todos os outros fatores são mantidos constantes, seu preço relativo, seu custo de oportunidade aumenta.Apesar de cada bem ser único, ele tem substitutos- outros bens que podem ser utilizados em seu lugar.
Efeito Renda. Quando um preço aumenta e toda a outra influencia sobre os planos de compras permanecem inalteradas, o preço aumenta em relação a renda das pessoas. Desta maneira, diante de um preço elevado e uma renda inalterada, as pessoas têm condições de comprar todas as coisas que compravam antes. Elas precisam reduzir a quantidade demandada, de pelo menos alguns bens e serviços e, normalmente, o bem cujo preço aumentou será um dos bens que a pessoa comprará menos.
Curva de demanda e tabela de demanda
O termo demanda se refere à ralação completa entre o preço de um bem e a quantidade demandada desse bem. A demanda é ilustrada pela curva de demanda pela tabela de demanda. O termo quantidade demandada se refere a um ponto na curva de demanda – a quantidade demandada a determinado preço.
Mudança da demanda
Quando há uma mudança de qualquer um dos fatores que influenciam os planos de compras que não seja o preço do bem, temos uma mudança de demanda. A figura 3.2 ilustra um aumento de demanda. Quando a demanda aumenta, a curva de demanda se desloca para a direita e a quantidade demanda a cada preço é maior.
Seis principais fatores levam a mudança de demanda, Eles são mudança de:
- Preço dos bens relacionados
- Preços futuros esperados
- Renda
- Renda futura esperada
- População
- Preferências
Um bem substituto é um bem que pode ser utilizado no lugar de outro. Por exemplo, uma viagem de ônibus é um bem substituto para uma viagem de trem: um hambúrguer é um bem substituto para um cachorro-quente, e uma bebida energética é um bem substituto para uma barra energética.
Um bem complementar é um bem utilizado em combinação com outro.
Um bem normal é um bem cuja demanda aumenta a medida que a renda aumenta. Um bem inferior é um bem cuja demanda diminui a medida que a renda aumenta.
...