Desenvolvimento Econômico Atividade Colaborativa
Por: biancacardozo • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 433 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome BIANCA PEREIRA DA SILVA CARDOZO
RA 8091886054
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.
Introdução
O processo de desenvolvimento econômico brasileiro, desde os primórdios da ocupação econômica até o período de expansão urbano-industrial causou intenso e veloz movimento migratório campo-cidade sem que ocorresse a concomitante oferta de infraestrutura urbana e habitações, o que resultou em assentamentos precários e com impactos ambientais e sociais bastante significativos.
PASSO 1
1.1 GETÚLIO DORNELLES VARGAS: nascido em 19 de abriu de 1882, na cidade de São Borges do Rio Grande do Sul. Governou durante dois mandatos o primeiro aconteceu entre 1930 á 1945, com um regime nacionalista e populista, além de muitas atitudes importantes criou inúmeros principios, tais como:
Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;
No ano de 1937 é fechado o Congresso Nacional e instalado o Estado Novo;
Com a criação do Estado Novo ele passa a governar de forma Ditatorial, centralizada e controladora;
Criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com a finalidade de controlar e censurar qualquer tipo de manifestação que fosse contrária ao seu governo;
Perseguição a políticos da oposição, principalmente os do partido comunista;
Envia para o governo nazista a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário;
Justiça do trabalhador, 1939;
Consolidação das leis do trabalho;
Direitos trabalhistas;
Na área de infraestrutura criou támbem várias empresas para um melhor desempelho do país como: IBGE, Companhia Siderúgica Nacional, Vale do Rio Doce, Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
No segundo mandato, entre 1937 á 1945, fase chamada de Estado Novo,com um regime Democrético vargas se alio com os nacionalistas e com os liberalistas. Neste mesmo mandato continuou a criar novas empresas estatais como a Petrobrás e a Eletrobrás.
Vargas foi uns presidentes que mais investiu na infraestrutura do trabalhador brasileiro. Após seu suícidio, encontrou-se uma carta testamento na qual havia escrito suas últimas palavras " DEIXO A VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA''.
1.2 JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA: nasceu em 12 de setembro de 1902, em Diamantina Minas Gerai. Após assumir a presidência em janeiro de 1955 com a promessa de realizar “cinqüenta anos em cinco”. A reação à política de JK veio com a eleição do populista Jânio Quadros, que renunciou ao mandato no ano seguinte. Na época, especulou-se que a renúncia foi uma estratégia usada pelo presidente para conseguir que o Congresso lhe oferecesse poderes totais. JK lançou o plano de metas, um programa que reinua 31 medidas de estímulo á ecônomia, centrando-se no setor de eneergia e transporte. Com isto conseguiu capitalistas estrangeiros para investir na ecônomia brasileira.
No seu governo ampliou setores como o de fabril. O que levou a criar e implantar prjetos, tais como:
Planejamento e urbanização de Brasília;
Plano de metas;
Apoio á entrada de multinacionais e transnacionais;
Superintendência do desenvolvimento do Nordeste.
No entato, o presidente tratou também de atender reivindicações específicas da corporação militar, no plano dos vencimentos e de equipamento. Tentou manter, tanto quanto possível, o movimento sindical sob controle. Além disso, acentuou-se a tendência de indicar militares para postos governamentais estratégicos. Fora criado também a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), destinado a promover o planejamento da expansão industrial do Nordeste.
Portanto, no governo de Juscelino Kubitschek ocorreu uma definição nacional-desenvolvimentista de política econômica. Promoveu-se uma ampla atividade do Estado tanto no setor de infra-estrutura como no incentivo direto à industrialização, mas assumiu também abertamente a necessidade de atrair capitais estrangeiros, concedendo-lhes inclusive grandes facilidades.
1.3 REGIME MILITAR: teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional.
A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
1.4 ITAMAR FRANCO: nasceu no ano de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, e o registro de seu nascimento foi feito na capital da Bahia. No governo de Itamar Franco foi elaborado
...