Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Por: brunofs • 8/2/2017 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Nome: Bruno Ferreira de souza RA: 8411153784
Passo 2. A escuta ativa seria nada menos que uma técnica de comunicação visando facilitar o dialogo para que o ouvindo consiga compreender a mensagem que essa sendo recebida, quando as pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si próprias e em relação aos outros.
Quando uma pessoa ela é ouvida ela acaba se sentindo mais valorizada, menos autoritária, saindo da defensiva, se tornando uma pessoa mais flexível em seu ponto de vista lidando com diversas opiniões de forma relevante.
Exemplos básicos de uma escuta ativa esta no nosso dia a dia, entre ensinar e aprender e por fim compreender o que esta sendo passado de uma forma simples, saber aceitar algumas implicações sendo elas positivas ou negativas, ouvir mais e saber observar ao invés de julgar sem ao menos conhecer do que se trata o assunto, percebendo até mesmo, pelo tom de voz o que acontecendo, faça perguntas para mostrar o interesse no que está ouvindo, utilize da empatia em um momento de escuta é sempre bom se colocar no lugar do outro até mesmo para analisar o seu ponto de vista.
Passo 3. Analisando a situação em que Joana passou houve sim uma escuta ativa por parte de sua chefe Paula que demonstrou interesse sobre o assunto, se manteve calma enquanto Joana tentava explicar o motivo que estava em conflito com seu colega de trabalho Júlio, a postura de Paula que transmitia calma ajudou com que a Joana se sentisse confortável e tranquila para que pudesse colocar seu posicionamento.
Enquanto Joana falava sobre o conflito, Paula manteve a escuta ativa sempre demonstrando que estava prestando atenção no que era passado a Ela demonstrando através de linguagem não verbal os seja fazendo sinais positivos com a cabeça enquanto Joana falava.
Paula se manteve calma fazendo com que Joana também ficasse calma mesmo o conflito tendo inda e vindas Paula continuou prestando atenção e quando Joana dava um tempo no que estava dizendo Paula fazia perguntas curtas demonstrando interesse no que era passado, fazendo com que Joana se sentisse segura para que pudesse continuar relatando o que a incomodava.
Na gestão a escuta ativa é fundamental para fomentar um bom relacionamento pois acaba facilitando o entendimento entre diferente partes e acaba também reduzindo os conflitos entre os funcionários e foi o que a Paula fez enquanto ouvia o relato já foi planejando formas de poder orientar tanto Joana quanto Júlio.
Para uma boa escuta ativa a empatia e um ponto interessante você se colocar no lugar do outro e tentar observar pelo seu ponto de vista o que realmente esta acontecendo é importante e foi o que Paula fez ao planejar formas para facilitar e ajudar a Paula e o Júlio nesse conflito que estava incomodando tanto Joana.
Para finalizar a conversa Paula propôs um encontro para que os três chegassem juntos a uma solução e cada um colocasse seu ponto de vista sem julgamentos até chegarem em uma conclusão para o fim desse conflito de forma amigável e profissional para ambas as partes, mostrando que um bom ouvinte pode sim trazer uma boa solução aos problemas diários.
...